30 Outubro 18
Inovação

T

Lurdes Sampaio e Foot By Foot criam malha com espuma reciclada

É sustentável por dentro e por fora e será um produto inédito no mercado. A têxtil Lurdes Sampaio juntou forças com a Foot By Foot para criar um artigo inovador: uma malha orgânica, preenchida por espuma reciclada.

“É um projeto pioneiro em Portugal, até porque não há fabrico de espuma reciclada no nosso país e tivemos de importar a matéria-prima” explica Conceição Sá, engenheira têxtil de formação e CEO da empresa Lurdes Sampaio SA.

A empresa de Vila Nova de Famalicão faz da sustentabilidade um dos seus principais emblemas e ao longo dos últimos anos tem lançado centenas de novas estruturas ecológicas. Atualmente mais de 60% da sua oferta consiste em malhas construídas a partir de materiais sustentáveis, como o algodão e seda orgânicos, Tencel, Cupro, ou até mesmo o fio de pêlo de Iaque, recentemente introduzido no mercado pela Inovafil.

Para além de optar pelas matérias-primas mais ecológicas, a empresa define a sua estratégia pelo desenvolvimento de novas soluções. “Nós próprios temos o trabalho de sugerir parcerias para novos produtos. Não estamos à espera que nos venham apresentar, sugerimos nós, desde fios aos acabamentos”, explica Conceição Sá.

Para este projeto, a empresa juntou esforços com a Foot By Foot, uma empresa de termocolagens e revestimentos, para recriar um dos seus produtos. “É um artigo que fazemos recorrentemente, mas agora com a espuma reciclada torna-se totalmente sustentável”, adianta Conceição Sá.

Destinada para o sector do vestuário, especialmente para roupa exterior, a nova malha destaca-se pelo seu nível de respirabilidade, que permite eliminar a humidade e os odores indesejados, e pela suas características anti-bacterianas e anti-estáticas, provenientes do carvão ativado, um dos seus elementos chave.

Inovador e sustentável, este produto será apresentado aos potenciais cliente no próximo ciclo de feiras internacionais.

 

Partilhar