26 Março 21
Sustentabilidade

António Moreira Gonçalves

Lipaco reforça aposta nos fios reciclados

Especialista na produção de fios e linhas de costura, a portuguesa Lipaco destaca a aposta em fios reciclados. “Há clientes que hoje já só se interessam por produtos sustentáveis e os outros estão a começar a migrar para essa nova política de mercado”, explica Jorge Pereira, CEO da empresa de Esposende, que tem visto reconhecida a sua inovação sustentável. Dois dos seus fios inovadores estão selecionados como finalistas para os iTechStyle Awards de 2021.

Tendo ao longo dos últimos anos investido em novos equipamentos e na produção de fibras técnicas e sustentáveis, a Lipaco tem um catálogo de bobines de onde se destacam as fibras recicladas, quer em poliester, quer em poliamida. “Os clientes começam a comprar com maior consciência, e isso implica procurar alternativas às fibras virgens, que a cada nova produção vão sugando os recursos do nosso planeta”, explica o CEO.

Uma aposta na inovação sustentável que tem sido reconhecida aos mais diversos níveis e de que é exemplo a seleção do seu Recyarn 2, um fio de poliamida 99% reciclado, produzido a partir de resíduos do principal ciclo de produção da empresa, que acaba de ser selecionado como um dos finalistas para os iTechStyle Awards 2021.

A novidade foi apresentada no showcase de inovação exibido durante o recente  Modtissimo, mas já na edição de setembro a empresa tinha visto  um outro produto selecionado para a final. Neste caso, um fio com acabamento bacteriano com proteção Covid-19 e eficaz na eliminação de bactérias e fungos.

Há vários anos que a inovação sustentável faz parte das apostas da Lipaco, mas agora o mercado está cada vez mais concentrado nesta mudança de hábitos. “Há clientes que só procuram este tipo de produtos, e no futuro vai ser cada vez mais assim. O mercado sabe que é uma mudança praticamente inevitável”, reitera Jorge Pereira.

Partilhar