03 junho 20
Empresas

T

Linhas de financiamento Covid-19 continuam em falta

Os resultados de mais um inquérito promovido pela CIP e pelo Marketing FutureCast Lab do ISCTE mostram que mais de 60% das empresas que pediram financiamento no âmbito das linhas de apoio Covid-19 ainda não o recebeu, o que é, ou continua a ser, “motivo de preocupação” para aquela entidade patronal.

Os dados continuam a evidenciar uma avaliação negativa por parte dos empresários e gestores relativamente aos apoios do Estado, com quatro em cada cinco empresas a considerarem que estão aquém do necessário. Também é negativa a avaliação feita dos apoios da União Europeia, com mais de metade dos inquiridos a considerarem-nos inadequados.

Por outro lado, mais de metade das empresas (52%) que adotou o teletrabalho, no quadro das medidas de prevenção e combate à Covid-19 equaciona manter esta solução de forma permanente, conclui o inquérito.

O estudo indica que 92% das empresas que podiam recorrer ao teletrabalho o fez, embora a maioria o tenha feito de forma parcial. Isto aconteceu mesmo quando 62% das empresas inquiridas ter referido não ter experiência prévia com este tipo de organização do trabalho.

“Os resultados verificados são positivos, com mais de metade dos inquiridos a dizer que a produtividade se manteve ou aumentou com a adoção do teletrabalho”, apontou Rafael Campos, vice-presidente da CIP, em comentário aos resultados.

“As empresas sentem-se, no geral, mais confortáveis com o regresso ao regime normal de teletrabalho, previsto no código, mas notamos a adesão verificada a esta solução e, também, o grau de prontidão evidenciado pelas empresas, quer em termos tecnológicos, para fazer face aos constrangimentos, quer em termos de garantia de cibersegurança”, acrescentou.

Partilhar