11 Maio 2018
Tecnologia

T

Li&Fung robotiza produção de T-shirts

A Li & Fung juntou forças com a tecnológica norte-americana Softwear Automation para criar a primeira linha totalmente robotizada de produção de T-shirts. Considerada a maior distribuidora de vestuário e bens de consumo do mundo, a Li&Fung encontra-se em fase de reestruturação e procura implementar automação e inteligência artificial noutras áreas de negócio.

O projeto promete encurtar para metade o tempo de produção de uma peça. Com apenas um operador, a linha robotizada conseguirá fabricar uma camisola simples de algodão em apenas 22 segundos, metade do tempo estimado para a manufatura atual. Com esta nova tecnologia, a Li&Fung acredita vir a aumentar a eficiência da indústria, bem como o número de postos de trabalho qualificados nos próximos anos.

sewing-automation-4

A automação dos processos de produção consiste num dos passos delineados pela Li&Fung no seu plano trianual (2017-19) em que a empresa sediada em Hong-Kong se propõe a agilizar toda a cadeia de distribuição global através da digitalização de processos.

Todo este investimento surge em resposta a um ciclo de crise que o gigante chinês tem vindo a enfrentar ao longo dos últimos anos. Em 2017, o grupo terá fechado o ano com número negativos na ordem dos 375 milhões de dólares, representando uma queda no volume de negócios na ordem dos 8,3%.

Atualmente a Li&Fung emprega a nível global mais de 22 mil pessoas e tem em Portugal uma associada bem como alguns dos fornecedores da sua cadeia de distribuição internacional.

Partilhar