19 março 19
Entrada em bolsa

T

Levi Strauss: valor de mercado ultrapassa seis mil milhões

A fabricante norte-americana de jeans Levi Strauss anunciou que a sua reentrada em bolsa terá como preço de base por ação um intervalo entre os 14 e 16 dólares, o que, no valor máximo, corresponde a 6,17 mil milhões de dólares.

A empresa têxtil está a preparar o seu regresso à bolsa de Nova Iorque 35 anos depois de ter deixado o mais importante mercado de ações do mundo. A Levi’s estreou-se em bolsa em 1971, com uma oferta pública que na altura atingiu um recorde: levantou cerca de cinquenta milhões de dólares, o valor mais alto registado até então na história daquele mercado. Mas as coisas não correram bem: pouco depois da oferta pública, os lucros começaram a cair, causando o colapso irreversível das ações. Em 1984, após acumular vários trimestres negativos, a empresa viu-se obrigada a recomprar as ações e retirou-a da cotação.

No seu regresso ao mercado, a Levi’s perspetiva levantar entre 600 e 800 milhões de dólares e obter visibilidade suficiente para “impulsionar a sua presença em mercados emergentes como o chinês, o indiano ou o brasileiro”, segundo os analistas do mercado.

A Levi Strauss fechou 2018 com vendas de mais de 4,9 mil milhões de dólares. Atualmente, têm 13.800 funcionários em todo o mundo e os seus produtos são vendidos em mais de 50 mil lojas em 110 países.

Partilhar