13 março 17
Economia circular

T

Lenzing lança Refibra, uma nova fibra sustentável

A Lenzing está a comercializar uma nova fibra Tencel, baptizada Refibra, feita a partir de celulose e contendo os resíduos de algodão que sobraram dos cortes de produção e de corte de madeira , que anuncia como sendo “uma das primeiras fibras de seu tipo produzida em escala comercial usando um alto volume de material reciclado”.

Criada a partir de um processo semelhante àquele do liocel, uma fibra sustentável de baixo impacto ambiental, a Refibra mostra – de acordo com a companhia austríaca – “o potencial da criação de fibras de alta qualidade com materiais que seriam normalmente desperdiçados durante a produção”.

“Estamos empenhados em ciar uma nova geração de fibras feitas de resíduos a fim de ampliar o conceito de economia circular na indústria da moda. Trata-se de mais um exemplo do potencial tecnológico para reaproveitar materiais inutilizados e reduzir o desperdício em toda a cadeia de valor, criando assim novas matérias-primas”, afirma um porta voz da Lenzing.

“A Refibra oferece à indústria têxtil uma solução para a introdução da economia circular na indústria têxtil. Os números falam por si: todos os anos, 80% das roupas e tecidos comprados acabam nos aterros sanitários. A reciclagem dos resíduos de algodão em uma nova fibra Tencel oferece assim uma solução prática para promover a economia circular na moda” acrescenta.

Para que os clientes tenham certeza de que a fibra que compraram é realmente feita a partir de material reciclado, a Lenzing desenvolveu um sistema que permite identificar a fibra Refibra nos tecidos comprados da indústria, garantindo assim uma maior transparência na cadeia de fabrico.

Partilhar