28 dezembro 18
Têxteis técnicos

T

Latino faz road show de fato de bombeiros inovador

A Latino está a fazer um road show de apresentação no mercado de um inovador fato de bombeiro desenvolvido em parceria com o 2C2T da Universidade do Minho e a Critical Software e que deu origem a uma patente europeia.

Através de sensores embebidos na estrutura têxtil (ou seja não são cosidos nem laminados), o fato de bombeiro fornece informações sobre a localização e sinais vitais do utilizador – ritmo cardíaco, temperatura exterior e do corpo, transpiração, etc.

Especialista em equipamentos  de proteção e vestuário de trabalho, a Latino foi fundada por Clementina Freitas e exporta 90% do seu volume de negócios, que ronda os seis milhões de euros. 

“A inovação nas empresas só tem um objetivo: ganhar dinheiro. A universidade pode ter outros objetivos, que é transmitir conhecimento e aumentar o conhecimento de todos. Agora, se eu não estiver a trabalhar um produto que seja vendável e que venha a ser rentável à empresa, então eu não quero o projeto. Porque nós não somos uma entidade de investigação, nós não vendemos investigação, nós vendemos um produto. Espero ter sempre produtos para vender”, esclarece a fundadora da Latino.

Partilhar