26 outubro 18
moda

T

Katty Xiomara também vai lançar um livro

Depois da coleção de Primavera/Verão 19 que lançou no Portugal Fashion, Katty Xiomara prepara-se agora para lançar também um livro. Reflexo é o título e, a par dos textos, as ilustrações e o design da obra são igualmente da autoria da estilista.

“Durante o último ano tenho estado a trabalhar num livro que pretende, sem querer estrangular a originalidade e a individualidade, ajudar a mulher a encontrar, por exemplo, o vestuário mais adequado para o seu tipo de corpo, ou qual a melhor cor para destacar o seu tom de pele. Este livro ajudou-me a organizar a coleção de modo a que algumas peças trabalhem como ponto de partida para fazer um look que faça as clientessentirem-se mais seguras”, revelou Katty ao T.

Neste momento, o livro está em fase de tradução para inglês e ambas as edições deverão ser lançadas em breve pela editora Caminho das Palavras. E tal como a nova colecção da estilista, baptizada BeBold, a obra pretende também ser um estímulo para o poder feminino. Encorajar as mulheres a sentirem-se inspirada e seguras ao arrojar e dar nas vistas.

Uma ideia que Katty recolheu durante uma visita à Fundação Prada, em Milão, onde a estilista entrou em contacto com uma exposição focada na produção artística dos anos do fascismo. “É incrível como algo negativo foi capaz de gerar uma qualidade artística admirável”, explicou.

Foi esse contexto que a estilista, para além de contactar com o trabalho de Fortunato Depero, que lhe chamou a atenção para a possibilidade do uso dos tipos (letras) como base para as suas peças, se identificou com o trabalho de um trio feminino de artistas – Paula Scher, Barbara Stauffacher e Carmen Herrera. Três mulheres diferentes que fizeram Katty refletir acerca da diversidade que existe dentro do género feminino e de como a forma do corpo pode ser imperativa no que diz respeito à escolha do que vestir, e que foram o ponto de partida para o desenvolvimento do livro.

Partilhar