21 janeiro 20
Concurso

T

Katty Xiomara na ‘short list’ para o OpenMyMed Prize

A designer portuguesa Katty Xiomara faz parte da ‘short list’ da edição deste ano do OpenMyMed Prize, competição destinada a jovens designers oriundos de países mediterrânicos. A organização da competição é da responsabilidade da Maison Mode Méditerranée (MMM), associação francesa que cumpre a função de incubadora da indústria internacional da moda, fundada em Marselha em 1988.

A competição, que se realiza desde 2010, está aberta a designers residentes na Albânia, Argélia, Chipre, Croácia, Egito, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Líbano, Malta, Mónaco, Montenegro, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia, que tenham comercializado pelo menos duas coleções e dominem a língua inglesa.

Em cada edição, os vencedores, selecionados por um júri internacional de profissionais e votados pelo público, participam no Fashion Booster Campus em Marselha, onde os designers têm oportunidade de se concentrar nos três eixos essenciais para as marcas de moda emergentes: marketing, vendas e comunicação.

O evento é gerido por especialistas internacionais, que têm como objetivo ajudar os vencedores a desenvolver a sua marca internacionalmente, apoiando-os na criação de uma estratégia de marca e de uma identidade física e digital.

A votação do público decorre entre 20 e 31 de janeiro em https://www.facebook.com/maisonmodemediterranee/ e obedece a condições específicas, entre as quais a de que um júri internacional oficial designado pela associação tem também uma palavra de peso sobre a matéria: de entre todas as inscrições recebidas de 21 países, o juri selecionou 25 criadores, dos quais 13 passarão à fase final, sendo os seus nomes anunciados no próximo dia 5 de fevereiro.

Em anos anteriores, os designers portugueses Susana Bettencout e Luís Carvalho também entraram na ‘short list’. Susana Bettencout foi mesmo uma das vencedoras da edição de 2017 – que na altura consagrava 20 estilistas e não apenas 13, como sucede este ano.

Partilhar