09 julho 19
Workwear

Cláudia Azevedo Lopes

Foto de: Sara Berenguer

Katty Xiomara desenha workwear com a ajuda da 6Dias

Katty Xiomara foi a responsável pelo desenho dos uniformes dos funcionários do novo hotel de charme Tipografia do Conto, inaugurado em meados de Junho. Os tecidos foram fabricados pela 6Dias, segundo o padrão criado pela estilista.

Katty criou três uniformes distintos, correspondentes às várias funções – receção, manutenção e café e bar –, num conceito inspirado na estética do edifício que outrora havia sido uma tipografia.

“Após reunirmos com a equipa do hotel, percebemos que a fórmula de trabalho seria bastante polivalente e trouxemos isso para os uniformes. Existem três peças base, sendo a mais icónica o casaco reversível de construção ligeira e descontraída, tipo blazer/quimono, feito num tecido de algodão em jacquard. O padrão foi desenhado por nós tendo em conta o logotipo do hotel e o tecido foi depois produzido pela empresa 6 Dias”, revela Katty Xiomara ao T Jornal.

Para além do casaco reversível – pode ser usado do lado mais escuro ou do lado mais claro -, o uniforme fica completo com uma t-shirt oversize com bordado em fio dourado mescla  à semelhança do metal utilizado no interior do hotel, ou com uma t-shirt justa em rib de cor contrastante, dependendo do gosto do funcionário.

“Para as áreas de housekeeping e manutenção fizemos uma bata cinzenta com um estampado de riscas verticais, e para a área do café e bar, fizemos um avental simples e outro com alças tipo jumper, todas bordadas em preto grafite”, explica a designer.

O convite partiu da gestora do projeto Alexandra Grande, uma das sócias do gabinete de arquitetura Pedra Líquida, que reconveteu o edíficio em hotel. Um processo que Katty Xiomara classifica de “muito gratificante, porque evoluímos com ele, isto é, tudo nasceu pela primeira vez, o espaço, a imagem corporativa e os uniformes”.

Partilhar