14 Março 2018
Têxteis-lar

Raposo Antunes

Katty Xiomara cria primeira colecção da Cuddle

Katty Xiomara é a autora do design e dos padrões da primeira colecção da Cuddle, uma nova marca de têxteis-lar criada pela empresa Miguel Sampaio Barbosa, sediada na Maia, que se dedica à venda de produtos químicos para a indústria têxtil.

Esta primeira colecção (cama e banho) foi lançada em Janeiro deste ano e é composta por quatro conjuntos com diferentes designs e padrões. “Falamos com a Katty para desenvolver esta colecção por ela ter uma capacidade criativa que lhe permite fazer artigos com características diferenciadoras de outros que estão no mercado, graças ao estilo muito próprio de Katty Xiomara”, conta Ricardo Fonseca, 30 anos, filho do fundador da empresa Miguel Sampaio Barbosa.

A aposta em Katty Xiomara está também relacionada com o facto de a Cuddle apostar sobretudo em artigos premium, mais luxuosos, que se destinam à exportação, designadamente EUA (“é o sonho dos têxteis-lar”) e Japão, dois países onde o nome desta criadora portuense já marca pontos. “O nosso principal foco é a qualidade e o design dos produtos, porque a Cuddle-Home (designação do site) aposta na originalidade, mas sempre com qualidade nos seus artigos”, sublinha Ricardo Fonseca.

Contudo, Miguel Sampaio Barbosa, 57 anos, com uma vida ligada aos químicos e corantes para a indústria têxtil, está também em conversações para colocar os produtos Cuddle em lojas multimarca de luxo.

A Cuddle dispõe já de uma loja online, que é um dos focos da marca para vender os seus artigos, e de site próprio. “Estamos a  iniciar um investimento em comunicação e marketing, porque sabemos bem a dificuldade de criar e promover uma marca nova no mercado devido à concorrência que existe”, acrescenta Ricardo Fonseca.

Neste altura, esta nova marca está já a preparar a próxima colecção de têxteis-lar que pretende mostrar ao mundo na próxima edição da Maison et Objet, que irá decorrer no próximo Outono, em Paris.

Criada em 2011, a empresa Miguel Sampaio Barbosa adoptou o nome do seu fundador, que sempre trabalhou na área dos químicos para a indústria têxtil. A ele juntou-se a esposa Iolanda Fonseca, ligada também à área da contabilidade no sector da ITV, passando então a vender químicos e corantes com a marca MSB (acrónimo do nome do próprio fundador).

“Achei que a crise que então se vivia podia ser uma janela de oportunidade para correr por conta própria. E disse para mim: é agora que vou dar o salto”, recorda Miguel Sampaio Barbosa.

A ele juntou-se Iolanda e três anos mais tarde o filho Ricardo Fonseca, então a frequentar o curso de Marketing.

A empresa Miguel Sampaio Barbosa continuou (e continua) a vender os químicos com a marca MSB, mas há cerca de dois anos começou a germinar na família a ideia de criar uma marca própria de têxteis-lar. “O meu pai tinha um conhecimento muito grande do sector têxtil. Era preciso aproveitar essas sinergias”, conta Ricardo Fonseca, revelando que o projecto da Cuddle ainda esteve a maturar dois anos antes de ser lançada a primeira colecção no início deste ano.

“Desde logo pensamos em fazer artigos de luxo destinados à exportação. Pensamos que a Katty Xiomara era a criadora indicada para esta nova aventura. Falamos e ela acedeu”, recorda Ricardo Fonseca. “Olhe, começamos três e hoje já temos nove trabalhadores”, conclui.

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