19 Janeiro 2017
Moda

José Augusto Moreira

Júlio Torcato abre loja e showroom no Porto

O estilista Júlio Torcato abre este sábado no Porto um espaço de atelier, loja e showroom, concretizando assim uma velha aspiração na sua carreira de sucesso. A novidade tem ainda a particularidade de envolver a filha Inês, também estilista, que terá igualmente espaço próprio para as suas criações.

A loja fica na zona da Igreja de Cedofeita (Rua Sacadura Cabral, 118) e a inauguração tem lugar ao final da tarde (18h30), contando com a presença de amigos, clientes e gente ligada ao meio da moda, “para conviver de forma informal e descontraída”, diz o estilista. Para já o destaque será ainda para aos figurinos de Inverno, que já em Fevereiro darão lugar às colecções de Verão que foram apresentadas no Portugal Fashion.

A acompanhar este salto em frente, a marca Júlio Torcato vai ter também um novo sítio na internet, incluindo loja online. Esteve projectado para esta altura mas atrasou-se e vai demorar ainda mais três semanas até entrar em funcionamento.

“Estar no Porto, num contexto mais urbano e cosmopolita, próximo dos clientes e com mais visibilidade era um desejo que alimentava há muito tempo e vejo agora finalmente concretizado”, explica o estilista, que além da linha própria (masculina e feminina) é também designer da colecção masculina da Lion of Porches e da Decénio.

Quanto ao novo espaço, “com uma estética particular, que interpreta o conceito moderno, urbano e cosmopolita e se enquadra com os valores da marca”, Júlio Torcato adianta que que dispõe de três áreas distintas, duas para as suas colecções e a outra exclusivamente para as criações da filha Inês. Há também uma zona de atendimento especializada para os clientes por medida, acrescenta. O estilista faz também questão em sublinhar que o projecto é do arquitecto José Carlos Nunes de Oliveira, “que fez um trabalho extraordinário”.

Para lá da necessidade de dotar a sua marca de maior visibilidade, centralidade e acessibilidade, Júlio Torcato olha também para o novo espaço como um importante investimento na carreira da filha, que, no entanto, acumula com as funções e sua assistente.  Inês, recorde-se, começou pelo curso de Belas Artes, mas ao terceiro ano decidiu que o caminho era a moda. À licenciatura da Universidade da Beira Interior, seguiu-se a formação em Design de Moda, na ESAD (Matosinhos), e logo depois veio a participação em concursos, os prémios e convites.

Com carreira e prestígio consolidados, Júlio Torcato concluiu o curso de estilismo na Academia de Moda Artes e Técnicas do Porto, em 1989, e logo nesse ano venceu do concurso Portex (Primavera/Verão) para jovens estilistas.  Em 1992 funda o seu próprio gabinete de design e consultadoria de moda, direccionado para o apoio à indústria têxtil e de vestuário, tendo sido responsável pelo design e imagem de empresas e como Decénio, Queens, Lion of Porches, Salsa e Red Oak.

Ao mesmo tempo desenvolve a sua própria etiqueta e inicia em 2008 o processo de internacionalização da sua marca com o apoio da Associação Seletiva Moda. A par de vários prémios e participação em feiras internacionais, o seu nome figura nos principais eventos de moda e participa ainda em diversos desfiles nacionais e internacionais.

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