20 Julho 2017
Exposição

T

Jovens criadores mostram-se no Museu do Traje

É o futuro no sítio da memória. Quarenta anos depois de ter aberto ao público, o Museu Nacional do Traje, em Lisboa, promove até ao próximo dia 1 de Outubro a exposição “2 em 1 | Jovens e Criadores”.

“Propusemo-nos criar um momento – em que a intenção/sonho comanda a realidade do espaço físico – onde apresentamos alguns dos novos nomes que integram a constelação dos jovens criadores de moda”, explica o museu.

Uma exposição que serve, acrescenta, “para os conhecermos e para eles nos conhecerem – para (re)conhecermos a contemporaneidade do trajar: a criação e o mundo que a envolve, a qualidade e condições em que se concretiza, a inovação e a modernidade em que se inscreve e como se inscreve nos nossos gostos, estilos e culturas”.

Isto num ano em que o Museu Nacional do Traje (MNT) celebra 40 anos de abertura ao público. Foi a 26 de Julho de 1977 que aconteceu a inauguração do MNT com a abertura de 5 exposições: História do traje civil e urbano (da Antiguidade a 1925), completada com a exposição Trajo Popular (uma parceria com o Museu Nacional de Etnologia) e a que se somava ainda Traje de ópera, coleção de Tomás Alcaide. Exploravam-se também as Técnicas de fiação, tecelagem e estampagem e expunham-se Brinquedos dos séculos XVIII a XX.

“E, nesse longínquo ano de 1977, a moda portuguesa já tinha voz nacional e, sobretudo com Ana Salazar e Manuela Gonçalves, começava também a ter presença internacional. Durante os quarenta anos que se seguiram, quer o Museu Nacional do Traje quer a Moda Portuguesa ganharam identidade, conteúdos, presença e voz”, sublinha

“Assim, no final destas 4 décadas de existência do Museu, olhámos para as novas gerações de criadores de moda e, com a ModaLisboa e a Associação Selectiva Moda,” avançou esta exposição “2 em 1 – Jovens e Criadores” que, na verdade, é o futuro no sítio da memória.

“A participação da Associação Selectiva Moda surge através do projecto Portuguese Fashion News (PFN) que nasceu em 2005 e resulta da experiência adquirida pela ASM em inúmeros projectos de apoio às empresas e à economia nacional”, explica Rita Bonaparte, da ASM.

Este projecto aproxima as empresas com as ações que decorrem em três pólos – Vila Nova de Famalicão, Porto e Covilhã – facilitando a participação das empresas, dos centros tecnológicos e das universidades parceiras.

“O objectivo central do projecto Portuguese Fashion News (PFN) é o estabelecimento de um conjunto de ferramentas e de soluções disponibilizadas à Indústria Nacional de modo a conduzir a produtos com maior valor acrescentado, estimulando a adopção de fatores de competitividade como a inovação, a tecnologia, o design e a moda, conduzindo ao aumento do valor das exportações do sector”, acrescenta.

O Concurso Jovens Criadores Portuguese Fashion News (PFN), alguns dos quais participam nesta exposição, é realizado em parceria com o Salão Profissional MODtissimo que se insere na Porto Fashion Week, promovidos pela Associação Selectiva Moda (ASM).

O Concurso PFN estabelece a ligação entre jovens criativos e produtores têxteis. Numa primeira fase procede-se a um sorteio de empresas parceiras por participante. Depois numa segunda fase é disponibilizado os materiais têxteis das empresas a todos os concorrentes e após a receção do tecido, os alunos elaboram o dossier de projeto – que constituirá elemento de avaliação para o júri.

Os oito autores premiados do Concurso Portuguese Fashion News (PFN) são convidados a participar com uma mini-colecção no Fórum de Novos Talentos inserido no Salão MODtíssimo – Porto Fashion Week. Os vencedores são convidados a apresentar a sua mini colecção no Bloom – Portugal Fashion.

Já o BLOOM, nasceu a outubro de 2010, por altura do 15.º aniversário do Portugal Fashion. O projeto da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e da ATP – Associação Têxtil de Portugal, insere-se nas edições do Portugal Fashion e procura funcionar como alavanca de talentos emergentes, de modo a renovar o panorama da moda nacional, a facilitar a integração de novos designers no mercado de trabalho e a preencher eventuais lacunas que empresas do setor têxtil, vestuário e calçado tenham ao nível do design.

Também as escolas de moda se associam a este projeto, aproveitando a oportunidade para dar a conhecer os trabalhos dos seus alunos e promover o ensino da moda em Portugal.

O BLOOM está também associado à estratégia de internacionalização do Portugal Fashion, através de ações (desfile e exposições) em Madrid, Londres e Viena. O BLOOM apoia também a projeção comercial das propostas dos jovens criadores.

A plataforma BLOOM Portugal Fashion afasta-se do conceito tradicional de passerelle, com o intuito de proporcionar aos novos criadores desfiles, num ambiente mais informal, experimental, laboratorial, urbano, e multi-artístico.

Eis a lista dos jovens criadores que participam na exposição:

Ana Duarte ( Lisboa, 1991)
London College of Fashion – Mestrado Menswear Design and Technology, 2015

Ana Segurado (Beja, 1979)
Modatex, Porto – Curso Design de Moda, 2012

Beatriz Bettencourt (Vale de Cambra, 1994)
Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos – Licenciatura de Design de Moda, 2015

Carolina Machado (Leiria, 1994)
Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos – Licenciatura de Design de Moda, 2015

Catarina Oliveira (Viana do Castelo, 1992)
Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos – Licenciatura de Design de Moda, 2013

Cláudia Garrido (Porto, 1982)
Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos – Licenciatura de Design de Moda, 2011

Cristina Real (Lisboa, 1989)
Modatex, Porto – Curso Design de Moda, 2012

Mariana Almeida (Esposende, 1995)
Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos – Licenciatura de Design de Moda, 2016

Nair Xavier (Lisboa, 1989)
London College of Fashion – Mestrado Menswear, 2011

Olimpia Davide (Porto, 1994)
Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos – Licenciatura de Design de Moda, 2015

Pedro Neto (Santo Tirso, 1995)
Escola de Moda, Porto – Design de Moda, 2010

Pilar Pastor (Gijón, Espanha, 1995)
Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), Castelo Branco – Licenciatura de Design de Moda e Têxtil

Sara de Andrade (Lisboa, 1983)
Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã – Mestrado de Design de Moda, 2010

Tiago Loureiro (Lisboa, 1991)
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL), Lisboa – Mestrado de Design de Moda

Partilhar