22 Maio 2018
Calçado

T

Josefinas homenageiam Misty Copeland

A marca portuguesa Josefinas lançou Misty, uma nova coleção de calçado inspirado na aclamada bailarina norte americana Misty Copeland, a primeira negra a ser nomeada como bailarina principal do conceituado American Ballet Theatre, uma das companhias de bailado mais importantes do mundo.

A ideia desta nova coleção passou por transformar as ruas em palcos e, “criar um sapato para todas as bailarinas e para todas as mulheres que querem ser as primas ballerinas das suas vidas”, explica Maria Cunha, CEO da marca. Em vez da ponta redonda dos modelos tradicionais, estas novas sabrinas vão buscar as linhas dos sapatos de pontas do ballet, apresentando a biqueira ligeiramente achatada. No site da marca, pode ser visto um vídeo da confecção manual destas sabrinas.

As cores, essas, também são variadas, para fugir ao tradicional rosa dos sapatos de ballet. “O cor-de-rosa é tanto símbolo do ballet como da falta de diversidade nesta arte performativa e é isto que a Josefinas se propõe quebrar”, completa a CEO. Assim sendo, estas novas Josefinas podem ser adquiridas em castanho, rosa, preto, vermelho e azul-claro.

A ligação das Josefinas ao ballet é algo que está presente desde as origens da marca. Quando pensou em criar uma linha de sabrinas, a criadora Maria Cunha foi buscar inspiração às aventuras que viveu com a avó Josefina quando esta a levava às aulas de ballet. “O ballet tem um papel importante na história da Josefinas. É uma arte que nos diz muito”, completa Maria Cunha.

A marca apresentou também recentemente uma linha de calçado vegan, depois de várias clientes e fãs pedirem uma alternativa 100% livre de materiais de origem animal. As Josefinas Vegan apresentam-se como a primeira coleção da marca que usa pele e borracha sintética de alta qualidade na construção dos sapatos.

“É verdade que se encontram – alguns – sapatos vegan, mas quando se procura algo de grande qualidade e bonito, a missão complica-se. Mas isto já não é um problema com as novas Josefinas Vegan. Este é o nosso primeiro passo nesse sentido, e futuramente iremos dar ainda mais para continuar a trabalhar esta opção. Esperamos que gostem tanto destes pares como nós!”, reforça Maria Cunha.

 

Partilhar