24 Outubro 2017
Prémios

T

José Neves nomeado para melhor líder em negócios de moda

O fundador da Farfetch foi nomeado para a categoria de melhor líder de moda nos Fashion Awards, os prémios de moda britânicos que distinguem as melhores personalidades nesta área. O anúncio foi feito ontem, mas a cerimónia será apenas a 4 de Dezembro, o Royal Albert Hall, em Londres.

Na mesma categoria que José Neves estão Adrian Joffe, da retalhista Dover Street Market; Guram Gvasalia, da Vetements; Marco Bizarri, presidente executivo da Gucci; e Ruth & Tom Chapman, da plataforma de moda online Matchefashion.

A Farfetch começou por ser uma start-up e, neste momento, é a única “empresa unicórnio” liderada por um português – ou seja, com avaliação acima dos mil milhões de euros – e tem a ambição de liderar o comércio electrónico de artigos de luxo, um mercado que ronda os 80 mil milhões de dólares.

Já este ano, concretizou a aquisição da plataforma Style.com, à Condé Nast, e viu também reforçada a sua posição no mercado global com o investimento de 356 milhões de euros por parte do grupo chinês de comércio online JD.com, o que deixou encantado José Neves, que aposta em manter uma trajectória de crescimento e enfrentar gigantes como a LVHM.

A Farfetch é já o principal destino para as compras de luxo online, tendo ultrapassado concorrentes directos como Net-a-Porter e Neiman Marcus. Segundo o Business of Fashion os lucros em 2016 ultrapassaram os 150 milhões de dólares e o valor médio das encomendas é de 700 dólares. Europa (35%) e EUA (30%) estão no centro do negócio, seguindo-se Ásia-Pacífico (17%) e a China (10%).

Partilhar