13 Outubro 2017
Competição

T

Joana Queirós leva bandeira lusa ao WorldSkills

Joana Queirós, formanda do curso de Design de Moda do Modatex Porto, será a representante portuguesa na prova de Tecnologia de Moda do WorldSkills – concurso que reúne jovens de todo o mundo e que distingue os melhores em cada área profissional. A formanda teve 455 horas de preparação para o evento.

As áreas de modelação, confecção, corte, moulage e inglês técnico foram trabalhadas e fizeram parte da preparação de Joana Queirós para o concurso, que terá lugar em Abu Dhabi, a partir de amanhã, terminando no dia 19. Ao todo, o WorldSkills reúne 77 países e 51 profissões.

A prova onde a jovem de 21 anos vai participar durará 18 horas, distribuídas por quatro dias e diferentes fases, e tem como objectivo final a conceção e o desenvolvimento de um vestido. A primeira fase (sketching), consiste em desenhar coordenados de acordo com materiais escolhidos aleatoriamente e tendo em conta o público-alvo a que se destinam. Depois, será reproduzido, em cima de um busto, um vestido selecionado pelos jurados. Seguem-se a modelação, corte e confeção d a peça desenhada na prova de sketching, devendo ser respeitadas algumas características obrigatórias. Na última fase da prova, os concorrentes são surpreendidos por uma caixa mistério, que contém materiais selecionados pelos jurados e que vão ser incorporados no modelo idealizado pela concorrente.

Esta já não é a primeira vez que Joana Queirós representa Portugal em competições internacionais: a formanda do Modatex já participou nos EuroSkills, assim como no Taitaj2017, o Campeonato Nacional das Profissões finlandês.

Partilhar