23 abril 18
Têxteis lar

T

JF Almeida compra 12 teares e investe 3,5 milhões

A compra de uma dúzia de teares de última geração é uma das rubricas do programa de investimento para este ano da JF Almeida, que tem em cima da mesa um novo projeto de produção de energia fotovoltaica para baixar o peso da fatura energética na sua faturação.

“Os custos da energia são uma verdadeira loucura: pesam 10% nas nossas vendas”, afirma Joaquim Almeida (na foto), presidente e fundador deste grupo de têxteis lar que fechou 2017 com um volume de negócios de 42 milhões de euros.

A JF Almeida está a estudar um investimento de 800 mil euros na instalação de painéis fotovoltaicos na sua fábrica de tecelagem, idêntico ao que fez há dois anos na fiação e que se está a revelar um sucesso.

“Como a fiação trabalha em continuo, 24 horas durante os sete dias da semana, aproveita a energia toda e o pay back do investimento vai andar abaixo dos sete anos”, explica o presidente da JF Almeida, um grupo cujo coração bate em Moreira de Cónegos e que além de três unidades industriais (fiação e pólo logístico; tecelagem; e tinturaria e confecção) tem participações numa fábrica argelina, na Mi Casa Es Tu Casa e Vayol – uma empresa comercial com sede em Valência.    

Na tinturaria, um motor de auto-consumo, que fabrica energia (entregue à rede) ao libertar vapor e água quente, é um outro investimento, orçado em um milhão de euros, que também reduz a fatura energética e tem um pay back ainda mais curto.   

A primeira meta fixada pela JF Almeida era trazer para os 5% das vendas o peso dos custos de energia nas vendas, mas Joaquim Almeida já se declara satisfeita se o reduzir para os 7%.

Os 12 novos teares garantem mais 10% de produção que os antigos (e já amortizados) que vão substituir. “Não só dão menos despesa como ainda por cima aumentam a capacidade produtiva. Menos custos de mão de obra e menos custos de energia é uma combinação perfeita”, conclui o empresário da JF Almeida, que no biénio 16/17 investiu 14 milhões de euros na modernização do seu parque industrial.   

Partilhar