24 Agosto 2018
Design de Moda

T

Já temos uma Doutora em Design de Moda

A Universidade da Beira Interior (UBI) acaba de atribuir o primeiro doutoramento em Design de Moda, o primeiro na área em Portugal. Clara Fernandes, que defendeu uma tese centrada na importância do perfil empreendedor dos designers de moda e a sua ligação com a Indústria Têxtil e do Vestuário, é a nova Doutora. A novidade surge numa altura em que o Diário de Notícias inclui a licenciatura em Design de Moda da Universidade da Covilhã entre os cursos de excelência que são ministrados no nosso país.

Para o DN, uma taxa de empregabilidade próxima dos 100%, a ligação a laboratórios e indústria e uma formação abrangente são características comuns aos cursos de excelência, que no caso do Design de Moda da UBI destaca a ligação ao Museu dos Lanifícios. Também a metodologia de ensino com uma sólida componente teórica e de projecto, o cariz oficinal para desenvolver o saber-fazer da prática profissional, e a ligação ao tecido empresarial são aspectos distintivos no curso que é ministrado da Covilhã.

A ligação ao tecido industrial é uma das facetas destacadas na tese de Clara Fernandes, intitulada “The Fashion Designer Entrepeneur: Skills and Solutions to create a Fasion-related Business”, e centrada precisamente na vertente empreendedora dos estudantes que a indústria deve aproveitar e potenciar.

“O perfil do designer de Moda empreendedor é algo que a indústria deve procurar, porque este é capaz de transformar um problema em oportunidade de negócio, como também trabalhar de forma criativa, inovadora e sempre procurando a criação de valor”, destacou a nova Doutora, que teve a orientação das professoras Madalena Pereira, do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, e Maria José Madeira, do Departamento de Gestão e Economia.

Partilhar