5 dezembro 2016
Empreendedorismo

T

Já temos empresários que cheguem, diz João Rafael Koehler

Portugal já tem empresários que cheguem. O que agora precisa é de melhores empreendedores e de aumentar a taxa de sucesso das starts ups (mais de 60% fecham ao fim de três anos)  – afirma João Rafael Koehler numa entrevista ao Dinheiro Vivo, em que também faz o balanço da sua presidência na ANJE.

“Não precisamos de mais, mas de melhores empreendedores. O que nós precisamos não é de criar tantas empresas, precisamos é de empresas assentes em boas ideias de negócio, mas que tenham capacidade de gestão. Porque mesmo nos casos das que nascem nas universidades, nos politécnicos e nos centros tecnológicos, a maior parte das pessoas que as criam não estão preparadas para as gerir. O fundador da empresa, muitas vezes, não é a pessoa mais preparada para isso”, afirma o presidente da ANJE.

Interrogado sobre o legado que deixa no ANJE, João Rafael Koehler diz não achar ter sido um presidente muito importante: “Importantes foram os primeiros que criaram este espaço de liberdade e de independência onde as pessoas falam à vontade. Mas acho que conseguimos, nos últimos três anos, mudar o paradigma”.

“Não somos uma associação de hardware, de instalações, de muitos centros de incubação, mas de software, fazemos mais mentoria, faz mais coaching, até influenciámos o discurso do país. A ANJE está hoje melhor preparada, com uma equipa mais especializada, embora mais pequena, mas com funcionários que ganham melhor. Fizemos o saneamento financeiro da associação e estamos hoje em todo o país. Diria, até, que a nossa atividade no Alentejo ou no Algarve é mais importante do que a que temos no Porto. Quando alguém quer abrir um negócio vai onde? Vai à ANJE. E continuamos a prossecução do interesse público: há uns anos íamos às universidades fazer o roadshow do empreendedorismo, hoje vamos às escolas primárias”, conclui.

Para ver a entrevista na íntegra clique aqui.

Partilhar