15 Fevereiro 2017
Inovação

T

Já há 9 seleccionados para os prémios InovaTêxtil

Quatro produtos, três tecidos e dois acessórios foram seleccionados na manhã desta quarta-feira para o prémio InovaTêxtil 2018. A escolha decorreu no âmbito do Modtissimo 49 Airlines e foi feita por um júri que integrava representantes do Citeve, Modatex, FEUP, Centi e Apett.

Nos produtos a escolha recaiu sobre um vestido com estampado digital, produzido pela Blur, uma empresa de Barcelos. Destacou-se pelo design que conjugava estampado digital e bordado.

Da Scorecode (empresa de Famalicão) foi seleccionado um conjunto de golfe para homem, no qual sobressaía um colete com sistema de aquecimento activo e um pólo 100% de lã.

Um conjunto de atoalhados ecológicos desenvolvido pela empresa Moretextile e feito com o reaproveitamento de resíduos industriais foi também seleccionado.

Da Sonicarla (empresa de Famalicão) foi escolhido um conjunto de camisola e calça em seamless, com mistura de fibras inovadoras, lã, poliester termocool e viscose.

Já nos Tecidos, a selecção do júri passou por uma malha da A. Sampaio (St. Tirso) que tem protecção contra raios ultra-violeta (UV) e transforma a energia da luz em calor.

Da LMA (Guimarães) foi seleccionada uma malha feita com fibra de leite e poliester reciclado, que tem, entre outras, as propriedades de ser anti-bacteriana e termoreguladora.

Já a Inovafil (Famalicão) desenvolveu uma malha luxuosa feita 90% em cupro e 10% em caxemira.

Nos Acessórios, as recaíram num botão que permite a passagem de fios de um auricular. O botão foi produzido pela Louropel de Famalicão.

A Heliotêxtil, de S. João da Madeira, viu também ser selecionado um bordado que tem como funcionalidade a ligação de um vídeo através, por exemplo, de uma aplicação de telemóvel.

No Fórum de Tecidos Técnicos e Inovadores havia produtos de 17 empresas. Este fórum é uma selecção de propostas apresentadas por empresas portuguesas de artigos de elevada tecnicidade, portadores de inovação e especificamente adaptados à utilização em produtos de aplicação técnica ou em produtos do segmento tecnomoda, onde a performance e a multifuncionalidade são requisitos importantes. Os critérios que foram valorizados na selecção foram a multifuncionalidadae, toque, características eco, inovação e performance.

O Fórum dos Acessórios Inovadores havia cinco empresas, mas cada uma apresentou diversos produtos. Este fórum é uma iniciativa dedicada preferencialmente a empresas, entidades e produtos nacionais. Poderão, contudo, integrar este espaço, por convite do Citeve, artigos nacionais e internacionais que sejam considerados de interesse face ao espírito do Fórum. Poderam candidatar-se acessórios e aviamentos inovadores com aplicação técnica, incluindo o segmento tecnomoda(incorporação de dispositivos de electrónica/luz ou funcionaalidades inovadoras).

Já no Fórum dos Produtos Inovadores estavam representadas 14 empresas. Este fórum pretende distinguir peças de vestuário, têxtil-lar ou produtos/componentes para aplicações técnicas ou enquadráveis no segmento tecnomoda. Estes produtos têm de apresentar um elevado grau de diferenciação e inovação. Trata-se de uma selecção de propostas apresentadas por empresas portuguesas, complementada por uma montra de produtos convidados, distinguidos nacional ou internacionalmente pelas suas características inovadoras ou altamente diferenciadas.

Partilhar