22 junho 18
Investimento

T

J.B. & Castro faz máquinas e vai com clientes para Marrocos

A J.B. & Castro vai investir na construção de máquinas de costura, desenvolvidas com tecnologia própria, ampliando a sua atividade que até agora se tem circunscrito à importação, montagem, reparação e venda ao público de equipamentos de marcas suas representadas, como a Vibemac, Maica, Brother e Pegasus.

Esta subida na cadeia de valor corresponde a uma análise da conjuntura, não só dos construtores de máquinas mas também do setor das confecções, feita por esta empresa de Fafe, que emprega nove pessoas e fechou 2017 com um volume de negócios de 1,8 milhões de euros.

Os mais importantes fabricantes italianos de máquinas de máquinas estão a ser adquiridos por investidores da República Popular da China e assiste-se a um fenómeno de deslocalização para Marrocos da produção de muitos confeccionadores portugueses.

“Já se sabe como são os chineses. Quando não conseguem imitar, compram”, comenta Fernando Castro, que há 16 anos dirige J.B. & Castro, fundada pelo pai (Francisco).

Ao investir na produção de equipamento com tecnologia e marca próprias, Fernando Castro apetrecha-se para acompanhar o movimento de deslocalização de produção dos seus clientes.

“Portugal está a fica muito pequeno para nós. Está tudo a fugir para Marrocos, onde o preço da confecção é mais barato e  abunda a mão de obra”, diz o gestor da J.B. & Castro, que dá como exemplo a recente venda de 400 máquinas para a confecção marroquina de um cliente português.

É no quadro desta expansão e diversificação de atividade, que a empresa se prepara para mudar das atuais instalações, com 700 metros quadrados, localizadas no centro de Fafe, para um pavilhão com mais do dobro do espaço, localizado junto à N 311.

Partilhar