16 Março 2018
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ITV portuguesa faz 20% do que a Inditex vende

As empresas portuguesas da ITV são responsáveis pelo fabrico de 20% dos produtos que o grupo espanhol Inditex vende em todo o mundo, revelou Pablo Isla, presidente da empresa, na apresentação dos resultados anuais do grupo sediado em Arteixo, na Corunha.

Entre 1 de fevereiro de 2017 e 31 de janeiro de 2018, as vendas da Inditex aumentaram 8,7%, para 25.336 milhões de euros e o grupo tinha 7.475 lojas em todo o mundo.

“Na nossa perspetiva, Portugal tem e vai continuar a ter um papel chave entre os mercados mais relevantes de todo o nosso abastecimento”, sublinhou Pablo Isla. Depois de anos a comprar e fabricar principalmente na Ásia, a Inditex adquire agora 60% dos produtos que vende em todo o mundo naquilo que chama “mercados de proximidade”: Espanha, Portugal, Marrocos e Turquia.

“Esta produção de proximidade é uma das grandes chaves do sucesso da nossa empresa e claro que vai continuar a ser nos próximos anos”, realçou o presidente da Inditex, acrescentando que a “produção de proximidade” permite, por exemplo, à empresa ter uma “capacidade de reagir” e poder oferecer outros produtos em todo o mundo ainda durante uma campanha em curso. “Isso dá-nos a possibilidade de estar a meio de março e poder ainda tomar decisões, que são significativas, para a campanha primavera/verão” que já começou, disse Pablo Isla.

A Inditex anunciou ainda que os lucros foram de 3.368 milhões de euros no exercício anual terminado em janeiro, mais 6,7% do que em 2016.

A empresa sublinhou ainda que as vendas online aumentaram 41% e são agora responsáveis por 10% das vendas totais do grupo em 2017. “Cada vez é mais importante a venda online e fazemos isso com um enfoque integrado com as lojas físicas”, disse Pablo Isla.

Em Portugal, o grupo Inditex tinha no final do ano passado 342 lojas com as marcas de Zara (70), Zara Kids (16), Pull&Bear (51), Massimo Dutti(42), Bershka (49), Stradivarius (44), Oysho (36), Zara Home (28) e Uterque (6).

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