23 setembro 20
Inovação

T

iTechStyle Awards já selecionou os 13 primeiros finalistas

Estão escolhidos os 13 primeiros finalistas da próxima edição dos iTechStyle Awards nas suas quatro categorias –produtos, tecidos, acessórios e sustentabilidade – numa seleção que contou com dezenas de propostas, todas elas elegendo a inovação e a sustentabilidade como ‘forma de vida’.

Os membros do júri – José Morgado (diretor de Engenharia e Tecnologia do CITEVE), Fernando Pereira (departamento de Engenharia Química da FEUP), António Dinis (departamento de Engenharia Têxtil da UM), Carla Silva (departamento de Química e Biotecnologia do CITEVE), João Gomes (diretor de operações do CeNTI), Ana Ribeiro (Cluster textil) e Pedro Guimarães (Modatex) – reuniram (foto) bem mais demoradamente que o que estava previsto, o que pode querer dizer que a concorrência era muito forte.

São os seguintes os três produtos, três tecidos, três acessórios e quatro soluções de sustentabilidade que entram no grupo de finalistas:

Tecidos Técnicos

tecido tearfil

Empresa: Tearfil

Aplicação: desporto

Funcionalidades: respirável, antibacteriano e termorregulador, proteção UV, alta tenacidade, leveza extrema.

Fatores de diferenciação: uso de grafeno, o mais fino, mais resistente, mais condutivo novo material de carbono nanométrico. Esta fibra combina propriedades bacteriostáticas, anti-ácaros, anti-UV, sissipação de calor, capacidade desodorizante e resistência mecânica aumentada. Numa mistura com a fibra retardadora Lensing FR, estes têxteis oferecem desempenho e proteção sem precedentes.

 

MOV20653

Empresa: RDD

Aplicação: desporto

Funcionalidades: respirável, antibacteriano, termorregulador, proteção UV, limpeza fácil, biodegradável, reciclável, regenerador da pele.

Fatores diferenciadores: produto com composição múltipla de fibras eco conscientes cujas propriedades promovem o conforto, saúde e bem-estar: gestão de humidade, termorregulação, anti-bactéria, proteção UV, regeneração celular.

 

tecido lurdes sampaio

Empresa: Lurdes Sampaio

Aplicação: desporto

Funcionalidades: reciclado, reciclável.

Factores diferenciadores: produto 100% ‘made in Portugal’. Malha tricotada com fio 70% reciclado post-cosumer, o máximo que existe a partir de agora. Artigo sustentável e confortável, com acabamentos de carda e esmeril carbono.

Produtos

Produto 2

Empresa: Trotinete

Aplicação: saúde e bem-estar

Funcionalidades: respirável, secagem rápida, termorregulador.

Fatores de diferenciação: fato anti-escaras desenvolvido com o objetivo de maximizar o bem-estar físico e psicológico de doentes acamados, com elevado grau de dependência e reduzida mobilidade.

 

Produto 1

Empresa: P&R Têxteis

Aplicação: desporto

Funcionalidades: respirável, antibacteriano, secagem rápida, costuras seladas.

Fatores diferenciadores: especialmente desenvolvido para a prática de corrida, este singlet com um peso de 52 gramas distingue-se pela sua ultra-leveza e respirabilidade. Todo construído com tecnologia de colados, aporta conforto extra. Calção com peso de 70 gramas, desenvolvido com tecnologia laser e de colados.

 

Produto

Empresa: Adalberto

Aplicação: proteção individual

Funcionalidades: respirável, antibacteriano, secagem rápida, termorregulador, antiviral.

Fatores diferenciadores: ad-protect p mask V1 é a primeira máscara têxtil a nível mundial comprovada cientificamente capaz de inativar o SARS-CoV-2 mesmo após 50 lavagens. Os testes foram realizados pelo IMM (Instituro de Medicina Molecular) segundo normas internacionais. Repelência à água, gestor de humidade inteligente, antimicrobiano de alta eficácia e capacidade de filtragem à água superior a 90% mesmo após 50 lavagens.

Acessórios

acessorio louropel

Empresa: Louropel

Produto: botão de couro reciclado + gordura natural + látex.

 

acessorio inovafil

Empresa: Inovafil

Produto: foi 100% infinited fiber baseado em fibras celulósicas onde toda a celulose é proveniente de resíduos têxteis pós-consumo, cartão, resíduos de agricultura, etc.

 

acessorio lipaco

Empresa: Lipaco

Produto: foi com acabamento bacteriano com proteção Covid-19. Eficaz na eliminação de bactérias e fungos. Ideal para a área da saúde.

Sustentabilidade

MOV20618

Empresa: Pé de Chumbo

Designer: Pé de Chumbo

 

MOV20627

Empresa: Troficolor

Designer: Inês Torcato

 

MOV20622

Empresa: Tintex

Designer: Cristina Barradas

 

MOV20617

Empresa: A. Sampaio

Designer: Katty Xiomara

Partilhar