12 março 19
Iniciativa europeia

T

iTechStyle Summit pisca o olho a estudantes e jovens criadores

É com um programa próprio e iniciativas especificas que o iTechStyle Summit quer estabelecer pontes entre empreendedores industriais, investigadores, estudantes e jovens criadores. Uma sessão com o projeto DeFINE e uma “happy hour” para designers e start ups  fazem parte do programa.

O projeto DeFINE, uma plataforma de apoio aos jovens criadores europeus das áreas do design e da moda, vai levar a cabo uma sessão de informação e divulgação da sua oferta, onde estarão presentes vários dos parceiros que integram a sua organização.

Ana Ribeiro, diretora executiva do Cluster Têxtil Tecnologia e Moda, disse ao T Jornal que a iniciativa – que terá lugar no dia 3 de abril (o iTechStyle Summit realiza-se entre 2 e 4 de abril no Terminal de Cruzeiros de Leixões) – pretende captar potenciais interessados para o projeto, “dando-lhes a conhecer todos os apoios em termos de serviços que este sistema europeu liderado pela Euratex coloca ao dispor dos jovens criadores e dos alunos dos diversos cursos de design de moda do ecossistema”.

Do plano de divulgação consta a realização de um painel dedicado ao tema ‘Novos materiais e novas aplicações’, que terá como oradores responsáveis da View Publications, do Institut Français de la Mode, do London College of Fashion e da University of the Arts London, parceiros do projeto transnacional, numa sessão que será moderada pela própria Euratex.

De seguida, os jovens criadores e estudantes das escolas de moda podem tomar parte numa espécie de ‘happy hour’ onde terão oportunidade de interagir com os colegas – lugar ideal para o estabelecimento de uma rede de contactos e de networking com startups portuguesas de tecnologia da moda que poderá revelar-se fundamental para o futuro de cada um.

Criada em 1996 por fusão de três organizações existentes na altura, a Euratex assume o papel de confederação europeia do têxtil e do vestuário e assegura uma voz ativa daqueles setores ao nível das instituições da União Europeias.

A próxima edição da ItechStyle Summit vai analisar as questões da digitalização e desmaterialização da produção têxtil, da sustentabilidade e economia circular e dos novos materiais avançados, fibras e estruturas – numa organização a cargo do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, com a colaboração da Associação Selectiva Moda e a coordenação científica da Universidade do Minho – 2C2T Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil.

O painel de debate da DeFINE decorrerá na sala de conferências do piso 1 do Terminal de Cruzeiros de Leixões entre a 9h00 e as 10h30 enquanto a ‘happy hour’ para designers, startups e estudantes acontecerá no Main Conference Hall, das 17h45 às 19h30. É necessária inscrição no Info Day da DeFINE mediante registo no website do iTechStyle Summit em events.citeve.pt/event/itechstyle-summit-2019.

O iTechStyle Summit realiza-se entre 2 e 4 de abril no Terminal de Cruzeiros de Leixões e as inscrições têm um desconto de 50% até ao final desta semana, havendo também condições especiais para estudantes e empresas.

 

 

Partilhar