14 junho 19
Têxtil e Moda

T

Italiano Alberto Paccanelli é o novo presidente da Euratex

A mais importante associação têxtil da Europa, a Euratex –  de que a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) faz parte, estando representada no Board pelo CEO da Adalberto Estampados, Mário Jorge Machado – tem um novo presidente: o empresário italiano Alberto Paccanelli, que assume o cargo em substituição do alemão Klaus Huneke, conforme foi acordado em assembleia-geral realizada esta semana.

Mário Jorge Machado, que esteve presente no encontro, disse ao T Jornal que uma das prioridades imediatas da Euratex e do seu novo presidente será a defesa dos interesses europeus no acordo pan-euro-mediterrânico: “somos a favor que se mantenham as duas transformações relevantes, e não apenas uma, para que os produtos têxteis possam assumir o ‘made in Europe’”.

Mas o CEO de Adalberto considera que a decisão será difícil – e será tomada pelo próximo elenco da Comissão, dado que a atual está em fim de mandato – uma vez que o alívio das obrigações atuais pode permitir a transferência de produção para o Magreb (nomeadamente Marrocos e a Tunísia) e a criação de emprego nesses países. “Com a pressão da imigração vinda do norte de África e a necessidade de esse fluxo para a Europa parar”, a decisão da Comissão está muito longe de ser clara, disse ainda Mário Jorge Machado.

Paccanelli já foi presidente da Euratex entre 2011 e 2014, além de ter ocupado a vice-presidência neste último período liderado por Huneke. O executivo italiano é também membro da direção do Sistema Moda Itália, além de presidir à Plataforma Tecnológica Italiana do Têxtil e Moda.

CEO e acionista do Grupo Martinelli Ginetto desde 2007, Alberto Paccanelli possui ampla experiência na indústria têxtil e na consultoria estratégica. A Martinelli Ginetto, com sede em Bergamo, é especializada em têxteis-lar.

Paccanelli afirmou aos ‘media’ que a sua linha estratégica à frente da Euratex será trabalhar em conjunto com as instituições da União Europeia, bem como com outros stakehonders europeus e extra-eruropeus do setor. Uma política industrial ambiciosa e a promoção da inovação e do talento, do comércio justo e da sustentabilidade fazem também parte do seu programa.

Paccanelli terá como vice-presidentes o belga Jean-François Gribomont, o francês Gregory Marchant, o turco Rusen Cetin e o alemão Bodo Bölzle. O belga Dirk Vantyghem foi nomeado diretor-geral, depois de vinte anos de experiência no lobby comunitário como diretor da Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Europeias (Eurochambres) em Bruxelas.

Partilhar