9 Abril 2018
ITV

T

Itália e matérias têxteis animam exportações

As exportações do setor Têxtil e Vestuário atingiram os 871 milhões de euros nos dois primeiros meses do ano, tendo registado uma taxa de crescimento de 0,6% face ao mesmo período de 2017, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo INE e tratados pela ATP.

As exportações de  matérias-têxteis aumentaram 7,5% e os têxteis para o lar e outros artigos têxteis confecionados exportaram mais 3,9%. Já as exportações de vestuário caíram 2,7%.

Itália foi o destino que mais cresceu nestes dois meses de 2018, tendo ultrapassado os EUA no ranking dos principais destinos, registando um aumento de 11 milhões de euros e uma taxa de 27%, seguindo-se a França (+7,3 milhões de euros, +6,3%) e a Roménia (+2,7 milhões de euros, +41,6%).

A Espanha, inversamente, foi o destino que mais caiu, registando uma queda de 8,8% (ou seja, menos 24 milhões de euros), e limitando o crescimento das exportações deste setor, tendo em conta a sua importância nos principais destinos das exportações de têxteis e vestuário.

A Balança Comercial do setor apresentou um saldo de 204 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 131%.

Partilhar