07 Setembro 20
Moda

T

ISTO, uma marca que se mostra transparente e sustentável

É uma marca portuguesa de moda masculina que entretanto tem também uma linha de mulher. Para além de utilizar apenas matérias primas sustentáveis, a ISTO promete elevar a transparência da produção a outro nível. Chegou ao mercado em 2017 pela mão de três jovens lisboetas que, sem qualquer tipo de formação em moda, criaram uma marca de roupa cujo nome, além de ficar no ouvido, serve de acrónimo às palavras Independente, Soberbo, Transparente e Orgânico (ISTO).

A ISTO nasceu da necessidade de criar uma marca nacional de camisas e t-shirts básicas para homem, mas rapidamente evoluiu para coleções que ocupam todo o guarda-roupa masculino e ainda para uma linha de mulher.

Para além recorrer a materiais naturais, como o algodão orgânico e o linho, a confecção da ISTO é 100% nacional, sendo as camisas e restantes peças produzidas maioritariamente no Norte de Portugal (em fábricas de Barcelos, Vizela e Guimarães).

Mais curioso ainda é o facto da marca discriminar o custo de cada uma das peças, por forma a não só conquistar a confiança dos clientes, como a provar que o seu preço médio é mais baixo que o da maioria das concorrentes internacionais.

Vejamos o exemplo de uma t-shirt branca básica disponível no site da ISTO: A etiqueta diz que é feita em Barcelos e com algodão orgânico. O fabrico custou 3,20€, a mão de obra 3€, as etiquetas 0,14€, o transporte 0,01€ e o embalamento 1,74€. Ou seja, o custo real da peça é 8,09€, o que no comércio tradicional chegaria facilmente os 80€, mas na ISTO se fica pelos 28€.

Para além das vendas on-line, a ISTO tem ainda uma loja física no Príncipe Real, em Lisboa. Em Portugal todas as entregas são gratuitas.

 

Partilhar