27 Abril 2018
Indústria

T

Isabel Furtado (TMG) vai presidir à Cotec

Isabel Furtado, presidente-executiva da TMG Automotive (Grupo Têxtil Manuel Gonçalves) vai ser a próxima presidente da Cotec, sucedendo a Francisco Lacerda. A proposta, para um mandato de três anos, só vai ser levada à assembleia geral da associação a 22 de Maio, mas será consensual dentro da associação e tem a anuência da indigitada.

A notícia foi avançada esta tarde pelo jornal Eco – Economia Online, adiantando que o convite foi feito a Isabel Furtado pelo actual presidente, Francisco Lacerda, e que a escolha terá sido também ratificada pelo Presidente da República. A confirmar-se a escolha, a líder da TMG será a primeira mulher a assumir a presidência da Cotec e a sexta pessoa a ocupar o cargo.

Dedicada a promover a inovação, a Cotec é uma associação privada sem fins lucrativos que agrupa boa parte das empresas mais representativas da economia nacional e as instituições do Sistema Nacional de Inovação.

Isabel Furtado é directora executiva da TMG Automotive desde finais de 2008. A empresa dedicada à produção de têxteis técnicos, essencialmente para a indústria automóvel, factura à volta de 100 milhões de euros e tem como principais clientes os grupos BMW, Mercedes e Toyota.

Neta do empresário Manuel Gonçalves, com quem trabalhou 14 anos, Isabel Furtado nasceu e vive em Famalicão. Licenciada em Economia pela Universidade de Manchester, com especialização em Tecnologia Têxtil, dividiu a carreira académica entre o Canadá e Inglaterra e está na TMG desde 1985. Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Industrial em 2014 e presidiu já ao Conselho Geral da Cotec no anterior mandato (2012- 2015). A par da administração de várias empresas do grupo TMG, integra o Conselho Geral da Universidade do Minho, a administração da Fundação AEP e preside ao Conselho Superior da APEF (Associação Portuguesa de Empresas Familiares). É também membro do Conselho Director da APGEI (Associação Portuguesa Gestão e Engenharia Industrial) e da da direcção da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Partilhar