22 Maio 2018
Inovação

T

Isabel Furtado assume presidência da COTEC

Isabel Furtado, líder da TMG Automotive, é eleita ao início desta tarde nova presidente da COTEC na assembleia-geral que tem lugar em Évora, substituindo no cargo Francisco de Lacerda, actual presidente executivo dos CTT.

Évora foi a cidade escolhida para acolher o Encontro Nacional de Inovação 2018, que decorre esta terça-feira, no auditório da fabricante Embraer. “Vamos apresentar e discutir casos de sucesso de empresas nacionais e europeias. Temos também, como sempre, a entrega do prémio Produto Inovação da COTEC”, resumiu ao ECO o também presidente executivo dos CTT.

O nome de Isabel Furtado, que tem pela frente um mandato de três anos, é consensual dentro da associação e a escolha terá sido também ratificada pelo Presidente da República. A líder da TMG será a primeira mulher a assumir a presidência da Cotec e a sexta pessoa a ocupar o cargo.

Dedicada a promover a inovação, a Cotec é uma associação privada sem fins lucrativos que agrupa boa parte das empresas mais representativas da economia nacional e as instituições do Sistema Nacional de Inovação.

Isabel Furtado é directora executiva da TMG Automotive desde finais de 2008. A empresa dedicada à produção de têxteis técnicos, essencialmente para a indústria automóvel, factura à volta de 100 milhões de euros e tem como principais clientes os grupos BMW, Mercedes e Toyota.

Neta do empresário Manuel Gonçalves, com quem trabalhou 14 anos, Isabel Furtado nasceu e vive em Famalicão. Licenciada em Economia pela Universidade de Manchester, com especialização em Tecnologia Têxtil, dividiu a carreira académica entre o Canadá e Inglaterra e está na TMG desde 1985. Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Industrial em 2014 e presidiu já ao Conselho Geral da Cotec no anterior mandato (2012- 2015). A par da administração de várias empresas do grupo TMG, integra o Conselho Geral da Universidade do Minho, a administração da Fundação AEP e preside ao Conselho Superior da APEF (Associação Portuguesa de Empresas Familiares). É também membro do Conselho Director da APGEI (Associação Portuguesa Gestão e Engenharia Industrial) e da da direcção da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

O Encontro Nacional de Inovação foi aberto pela secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, em substituição de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, que não pôde estar presente.

“A mudança é acelerada e em todas as frentes. A transição para a indústria de futuro está a acontecer agora. O desafio que vos lanço é ir mais além”, começou por dizer a governante.

“Tecnologias como a inteligência artificial, a robótica (…) e o digital em geral têm hoje impacto na sociedade. Existem mais de 8.000 milhões de aparelhos ligados. Até 2030 serão, provavelmente, um bilião”, afirmou.

“Quero fazer uma homenagem pública à indústria portuguesa, que tem conseguido acompanhar esta mudança”, disse Ana Teresa Lehmann.

Partilhar