24 Abril 2017
Inovação

T

Inovafil vai levar à Techtextil o fio feito a partir de urtigas

A Inovafil vai aumentar, até ao final do ano, a sua capacidade de produção de sete para oito toneladas de fio por dia, enquanto se prepara para apresentar já em Maio, na Techtextil, em Frankfurt, o fio feito a partir de urtigas bem como outras das suas novidades em fios técnicos e funcionais – que já lhe valeram cinco distinções em Janeiro, na ISPO, em Munique.

“O nosso posicionamento é no segmento da alta qualidade e dos produtos inovadores. No preço e qualidade baixa os turcos são quase imbatíveis. E quem procura fios básicos vai à Àsia”, explica Rita Fernandes, a administradora da Mundifios que é responsável pela área comercial da Inovafil.

A Inovafil  foi criada há meia dúzia de anos pela Mundifios, quando a maior trading ibérica de fios tomou a decisão estratégica de investir a sério a montante, na produção, após alguns anos em que tinha um pé no fabrico de fios através do aluguer das máquinas e pessoal da Fiação de Covas.

Instalada nas antigas instalações da fiação da TMG, a Inovafil emprega cerca de 110 pessoas e fechou o exercício de 2016 com um volume de negócios próximo dos 16 milhões de euros, dos quais 20% feito na exportação. O objectivo é subir para 30% o peso das vendas directas para o mercado externo.

A grande aposta da Inovafil é na inovação, tendo em curso, internamente e/ou em parceria com CITEVE ou Universidade do Minho, diversos projectos de investigação e desenvolvimento de fios técnicos e especiais,  produzidos a partir de matérias-primas ecológicas (como urtigas, cânhamo ou algodão orgânico).

A fiação do grupo Mundifios tem em fase bastante adiantada o desenvolvimento de diversos fios inovadores, designadamente na área da gestão de humidade (fios que absorvem a transpiração). “A ideia é dar as propriedades funcionais logo nos fios”, explica Rita.

Partilhar