02 outubro 18
Tendências

T

Inovação no topo da agenda dos executivos portugueses

Um estudo da Mercer Portugal refere que a maioria dos executivos em Portugal (94%) afirma a inovação – um dos temas mais caros da indústria têxtil e do vestuário nacional – como parte central da sua agenda para 2018, mas apenas 35% têm equipas dedicadas ao tema.

Desta forma, o estudo confirma que a inovação continua a estar no topo da agenda das prioridades dos negócios, mas as empresas ainda não isolaram uma gestão interna que lhes permite dar correspondência, na prática, àquilo que são as opções gerais em termos estratégicos.

Por outro lado, o estudo indica que a digitalização é uma das principais alavancas para a criação de organizações mais ágeis e competitivas – fundamentais em todas as áreas e por maioria de razão em setores onde a resposta rápida e a agilidade das organizações é fundamental, como se passa na ITV.

Apesar do crescente peso das novas tecnologias, através da automação, robotização, inteligência artificial, 3D, entre outras funcionalidades, os executivos devem concentrar-se no “sistema operativo humano” para fortalecer as suas organizações.

O estudo da Mercer em Portugal contou com a participação de 31 executivos sénior, 96 líderes de Recursos Humanos e 302 colaboradores. O relatório avalia as novas tendências do futuro do trabalho, identifica as desconexões críticas relativamente à mudança e faz recomendações para o crescimento de 2018.

Partilhar