T
Foto: Lux
Andar a passear na rua e ver pessoas a usarem a sua roupa é um dos sonhos de Inês Torcato, confessado pela jovem designer numa entrevista de página publicada na Vida Económica.
“O meu sonho é ter uma marca com algum reconhecimento internacional, apresentar as minhas coleções em desfiles internacionais, passear na rua e ver pessoas a usarem a minha roupa”, afirma a Inês que estudou Audiovisual, Multimedia e Pintura, na Soares dos Reis e Belas Artes, antes de se focar no design de moda.
A filha de Julio Torcato começou a dar nas vistas e afirmar a sua identidade própria no Bloom, em 2014, que foi o passaporte para ser promovida a desfilar no Portugal Fashion e despertar a atenção da Vogue italiana, que a seleccionou para integrar a plataforma Super Talents da Pitti Super e desfilar na semana de moda Altaroma.
“É muito difícil sobreviver com uma marca de autor que não é comercial e não consegue competir com os preços da fast fashion. Neste caminho entra a internacionalização. O objetivo final é projetar a marca no mercado internacional, de modo a que se trone sustentável a nível de vendas”, explica a designer.
Além da loja própria que tem em parceria com o pai, na zona de Cedofeita (Porto), Inês tem as suas t-shirts, jeans, blazers e botas á venda na Farfetch – e foi recentemente objeto de atenção por vestir a dupla Isaura/Claudia Pascoal que representou Portugal no Festival da Canção da Eurovisão.
Na entrevista à Vida Económica, Inês reconhece a influencia do pai – cujo trabalho acompanhou de perto quando era mais miúda – nas suas criações: “Posso dizer que o meu gosto pela alfaiataria e pela reinterpretação dessas peças pode vir daquilo sempre vi o meu pai fazer e do que acompanhei da construção e confecção destas peças”.
“Quem veste a minha marca são pessoas que não têm medo de mostrar a sua individualidade e que não se importam com o que os outros pensam”. define a designer.
Clique aqui para ler a entrevista na integra.