20 setembro 2018
Logística

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Inditex quer ganhar tempo e dinheiro com stock integrado

A Inditex está a alterar a resposta às encomendas online, que no último ano valeram 12% das vendas, através de um sistema articulado com as lojas físicas que promete benefícios financeiros, logísticos e ambientais. O segredo é um programa informático que faz a integração dos stocks das lojas físicas e também do universo online, que até agora trabalhavam de forma isolada, segundo informa um artigo do jornalista António Larguesa, no Jornal de Negócios.

Até ao final de setembro, todas as 7.448 lojas da Zara (59 em Portugal, entre as quais a primeira alguma vez aberta fora de Espanha, a do Porto) vão estar equipadas com o novo sistema, que, entre outras valias, permite saber a localização exata de cada peça a todo o momento e indica qual a maneira mais eficiente de satisfazer a encomenda feita online.

A nova tecnologia de identificação permite precisamente perceber qual o lugar mais próximo onde se encontra uma determinada peça que acaba de ser comprada online: se num dos 20 armazéns gerais do grupo, se numa qualquer loja – eventualmente mais próxima do ponto de compra.

Os ganhos em termos de prazos de entrega e de transporte podem atingir proporções muito interessantes no que diz respeito à coluna dos custos do balanço já do ano em curso. Segundo o grupo oriundo da Galiza, os serviços internos precisa de menos de 10 minutos para decidirem que armazém ou que loja vai responder à encomenda online.

Até 2020, o stock integrado estará disponível para todas as marcas do grupo – Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe – espalhadas por 7.448 lojas a nível mundial. A Inditex já investiu cerca de 1.800 milhões de euros no desenvolvimento do comércio online e na integração entre lojas físicas e o digital.

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