18 Julho 2018
Ambiente

T
Foto: Greenpeace

Inditex, H&M e Benetton lideram na redução de químicos

Inditex, H&M e Benetton são os bons exemplos nos esforços pela eliminação dos produtos químicos perigosos na produção de vestuário. A avaliação é a organização ambientalista Greenpeace, que analisou os progressos conquistados com o programa “Detox My Fashion”, lançado em 2011, num estudo designado “Destination Zero – Seven Years of Detoxing the Clothiing Industry”, que agora deu a conhecer.

Segundo a Greenpeace, aqueles três  grandes grupos de Moda assumiram-se como os verdadeiros lideres na mudança de paradigma, excedendo até as expectativas iniciais, numa avaliação que é também positiva para a generalidade das 80 marcas que aderiram ao programa. Entre elas estão insígnias como Adidas, Mango, Primark, Nike, C&A ou Burberry.

A finalidade do projeto Detox é eliminar por completo a utilização de químicos tóxicos até 2020 e combater a poluição, mas a Greenpeace lembra que a par do esforço das marcas é também fundamental o estabelecimento de regras, designadamente por parte das entidades comunitárias .

O relatório aponta falhas na legislação que ajude a cumprir o objectivo, tanto na União Europeia como nos países onde os artigos são fabricados, principalmente na Ásia. Fundamental é também que a indústria química passe a disponibilizar de forma transparente a composição de cada uma das substância que compõem os produtos com que abastecem a indústria.

Partilhar