21 setembro 2018
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Imprensa destaca excelência do têxtil português em Paris

A imprensa nacional presente na Première Vision, que encerra hoje, destaca a manifestação de força e qualidade exibidos pelo sector têxtil em Paris, onde as marcas e fabricantes portugueses tiveram a visita dos secretários de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Sousa, e da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Recordando que o sistema Portugal 2020 já apoiou cerca de 640 milhões de euros em mais de 900 projetos, o Jornal de Notícias destaca que Nelson Dias afirmou que, depois de “há 30 anos, o setor estar condenado em Portugal e na Europa”, “afinal, 85% desta feira está preenchida pela indústria europeia, que não desapareceu e hoje comporta setores de valor acrescentado, dirigido a segmentos médio e médio-alto, e temos perto de 70 empresas portuguesas que conseguem concorrer nesta primeira divisão”.

“Todas perceberam que tinham de internacionalizar-se, fazer bem e de forma criativa e que, para isso, é preciso investir nas empresas, com equipamentos de ponta e recursos humanos qualificados”, disse ainda Nelson de Sousa, Citado pelo Jornal de Notícias. O jornal destaca ainda que, no ano passado, as exportações de têxteis e vestuário seguiram para 194 mercados.

Já o diário Público dá voz a Brilhante Dias, para quem “toda a instabilidade cria incerteza”, o que leva ao “adiamento de decisões” e ao “adiamento do investimento”, pelo que há que concluir que a ITV portuguesa “é muito resiliente” e tem “demonstrado enorme capacidade de ajustamento”.

Ambos os jornais destacam ainda palavras de Braz Costa, diretor-geral do CITEVE , para quem “na moda, o ‘private label’ é muito importante, somos bons e devemos promover isso. Seria um erro cortar com o ‘private label’ para investir apenas na marca própria porque não iria compensar”.

 

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