23 Fevereiro 2017
Solidariedade

T

IKEA desenvolve nova linha de têxteis feitas exclusivamente por refugiados sírios

A sueca IKEA anunciou que vai criar uma nova linha de tapetes e outros têxteis que vão ser totalmente produzidos por refugiados sírios, que fugiram à guerra no seu país.

O objectivo é criar cerca de 200 postos de trabalho, maioritariamente para mulheres, em fábricas da Jordânia, país que mais sírios acolheu nos últimos meses (cerca de 655 mil, segundo comunicado). A ideia, segundo disse a empresa, é trabalhar com organizações que atuam localmente com as mulheres sírias, para garantir que elas tenham horário flexível para cuidar das suas famílias.

Os produtos criados pelos refugiados estarão disponíveis para venda a partir de 2019 e serão vendidos em pontos de venda locais, muitas vezes em edições limitadas, em países do Médio-Oriente que tenham acordos de trocas livres com a Jordânia.

“A situação na Síria é a maior tragédia dos nossos tempos, e a Jordânia responsabilizou-se por abrigar esses refugiados. Nós decidimos olhar para dentro da Ikea e ver como poderíamos ajudar”, disse Jesper Brodin, diretor da Ikea, à rede CNN.

Esta já não é a primeira vez que a IKEA intervem ativamente em causas humanitárias: em 2013 criou casas pré-fabricadas e de fácil montagem para quem fugiu da guerra e já doou mais de 30 milhões de dólares para campos de refugiados.

Partilhar