21 Novembro 19
Economia Circular

T

Humana Portugal quer recolher 250 mil peças de roupa usada

Recolher e recuperar o número recorde de 250 mil peças de vestuário no espaço de apenas apenas oito dias é o desafio inédito com que a Humana Portugal está a assinalar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. A acção, que arrancou no fim-de-semana passado e decorre até domingo, dia 23, visa não só dar uma nova vida às peças de roupa, mas também alertar os portugueses para o impacto ambiental do consumo excessivo.

Esta já é o segundo ano consecutivo que a associação portuguesa organiza uma mega recolha no âmbito da European Week for Waste Reduction (EWWR). Depois de no ano passado ter reunido cerca de 175 mil peças de roupa usada – o que corresponde a 59 toneladas de resíduos – a Humana Portugal eleva esta ano a fasquia e procura atingir as 250 mil peças.

“A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma excelente oportunidade para insistir na importância de não gerar resíduos desnecessários”, explica Filipa Reis, promotora nacional da Humana, uma associação ambiental que desde 1998 tem focado a sua actividade na recolha e na reutilização têxtil.

As peças recolhidas, quando ainda estão em bom estado, são destinadas à reutilização, e quando não cumprem os requisitos reencnaminhadas para a reciclagem têxtil. Cerca de 15% da roupa volta a ser colocada em circulação através das lojas Humana em Portugal e 46% é destinada para outros países, como Moçambique ou a Guiné-Bissau. “O têxtil, deve ser na medida do possível, um recurso e não um resíduo. A roupa que é deitada fora, se for gerida corretamente converte-se em motor de progresso”, destaca a responsável pelo projecto.

Para participar nesta megarecolha, basta entregar a roupa usada numa loja ou num contentor da rede Humana.

Partilhar