9 Maio 2017
Sustentabilidade

T

H&M quer usar materiais 100% sustentáveis até 2030

O grupo H&M comprometeu-se, no seu relatório anual de sustentabilidade, a utilizar apenas materiais sustentáveis ou reciclados nas suas peças até 2030. A marca sueca já desenvolve várias acções neste sentido, sendo que 43% do algodão por ela utilizado é proveniente de fontes sustentáveis. Também o poliéster é reciclado: só em 2016, mais de 180 milhões de garrafas PET ganharam uma nova vida.

Segundo o mesmo relatório, a H&M é a maior consumidora mundial de algodão certificado pela Better Cotton Initiative, assim como uma das maiores utilizadoras de algodão orgânico, poliéster reciclado e Tencel.

A H&M faz também, desde 2013, uma recolha de roupas que posteriormente recicla: nos últimos quatro anos já arrecadou mais de 39 mil toneladas de tecido e planeia, a partir de 2020, recolher 25 mil toneladas ao ano. A maioria dos tecidos são reciclados, ainda que com a reciclagem mecânica apenas se consigam recolher 30% das fibras, que depois têm de ser misturadas com fibras virgens para se transformarem em novas peças.

O processo de reciclagem mecânica, que está ainda em desenvolvimento, vai permitir uma reciclagem total das peças, o que vai ajudar a H&M a chegar ao objectivo definido para 2030.

Partilhar