19 Abril 2018
Vestuário

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H&M mobiliza clientes para empreitada ambiental

A H&M acaba de lançar em Hamburgo um projeto-piloto batizado “Take Care” cuja finalidade é incentivar os clientes da marca a prolongar a vida dos seus artigos de moda, dando-lhes as “chaves” para melhor os proteger.

O “Take Care”, que mistura a venda de produtos de limpeza, ateliers em loja e aconselhamento online, vai ao encontro da matriz desta marca de vestuário sueca, que tem o objetivo de utilizar apenas materiais reciclados ou sustentáveis até 2030, pretendendo assim mobilizar os consumidores para a sua empreitada ambiental.

A 12 de abril, a marca inaugurou na sua loja no número 12 da Spitalerstrasse, em Hamburgo, o primeiro espaço para eventos ‘Take Care’. Ao longo de três dias, foram organizados workshops gratuitos e animados por influenciadores, incluindo, por exemplo, um workshop de bordados.

É igualmente possível confiar roupa de todas as marcas para serem reparadas no local por profissionais. Além disso, através da aplicação da H&M, mas também através de um iPad na loja, vídeos divertidos apresentam dicas para eliminar uma mancha de batom ou costurar um botão.

No que diz respeito a produtos, a H&M está a desenvolver a sua primeira linha de detergentes, incluindo detergentes específicos (denominados “Good Environmental Choice” e fabricados na Suécia), um spray removedor de manchas e toalhetes para sapatilhas.

Também estão disponíveis para venda um kit de costura, remendos para aplicar em roupas usadas e um saco de lavagem projetado para evitar o despejo na água de partículas de plástico microscópicas que se soltam de roupas sintéticas.

Atualmente, este projeto está apenas implementado em Hamburgo. “Trata-se de um teste, mas o objetivo é desenvolvê-lo na nossa rede, adaptando-o de acordo com o feedback dos consumidores”, diz Cecilia Brännsten, responsável de desenvolvimento sustentável da empresa, encarregada dos projetos de moda circular.

A H&M escolheu a Alemanha em detrimento da Suécia para iniciar este projeto uma vez que se trata do “maior mercado da marca”, diz Yola Kiwoka, responsável pelo desenvolvimento sustentável da H&M Alemanha. “Além disso, os alemães têm uma consciência de ‘desenvolvimento sustentável’ muito desenvolvida.”

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