02 janeiro 18
Indústria

T

H&M, Ikea e Stora Enso juntos na produção de fios sustentáveis

A aposta do setor têxtil e do vestuário na produção sustentável está a envolver cada vez mais empresas e organizações e as mais recentes são a H&M, a Ikea e a fabricante de biomateriais Stora Enso. Em 2014, a H&M e a Ikea lançaram a empresa TreeToTextile para fornecerem produção em escala industrial de fibras têxteis sustentáveis e à dupla junta-se agora a Stora Enso.

Como explicou a CEO da TreeToTextile, Annica Karlsson, citada por vários jornais, a aliança vai permitir ao projeto entrar em fase de industrialização e produzir uma nova fibra desenvolvida de forma sustentável e com baixo custo.

A TreeToTextile trabalha num projeto para produzir fibras celulósicas usando menos produtos químicos e menos energia, através de um processo mais sustentável e eficiente. A nova tecnologia foi testada numa linha piloto na Suécia e está agora em transferência para produção industrial numa fábrica da Stora Enso.

A H&M e Ikea pretendem incorporar a nova fibra nos seus produtos, mas o propósito da empresa comum é comercializar o produto para toda a indústria e colocá-lo nas cadeias de fornecimento da indústria da moda.

Partilhar