08 abril 20
Inovação

T

H&M Foundation premeia projetos de moda sustentável

A H&M Foundation selecionou cinco projetos como os vencedores da Global Change Awards, uma espécie de Prémio Nobel para a moda sustentável, depois de ter recebido 5.893 candidaturas de 175 países. Ads by Teads (Brasil e EUA), Feature Fibres (EUA), Tracing Threads (Índia), Zero Sludge (EUA) e Airwear (França), foram os projetos selecionados.

Ads by Teads é um projeto da Galy, empresa norte-americana e brasileira que promoveu a criação de algodão em laboratório através de técnicas de biotecnologia com apenas 20% dos recursos habituais e que cresce dez vezes mais depressa que o normal. Recebeu o maior prémio: 300 mil euros.

Feature Fibres é uma forma de criar tecidos a partir de proteína de ADN com cores naturais, elasticidade e outras características inovadoras. É da responsabilidade da Werewool, empresa norte americana, que recebeu 250 mil euros.

Tracing Threads permite localizar fibras sustentáveis através de tecnologia blockchain. A TêxtilGenesis, empresa indiana, recebeu 150 mil euros com este projeto, que consiste na criação de uma base de dados que é um índice global para todas as transações que ocorrem num determinado mercado. Rastrear a matéria prima desde a origem e fornecer informação digital é o que o projeto permite.

Zero Sludge é da  Sea Change Technologies, que criou um método de separação e limpeza de águas residuais para eliminar resíduos tóxicos de aterros. A água é separadas das toxinas das cores têxteis, nunca chegando aos aterros.

Airwear, da francesa Fairbrics criou uma forma de converter gases com efeito de estufa em poliéster sustentável. Este tipo de tecido sustentável é feito a partir da contenção do dióxido de carbono.

Partilhar