17 Novembro 2017
Vestuário

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H&M baixa lucros e reduz lojas

Karl-Johan Persson, CEO da Hennes & Mauritz, grupo detentor da H&M, está a preparar uma reorganização da rede de lojas na sequência do relatório de contas com dados dos últimos nove meses, que apresentou lucros aquém dos objetivos.

“Nos mercados onde estamos, o foco está na otimização do portefólio de lojas através de renegociação, reconstrução, relocalização, ajustamento da área de loja e também de encerramentos”, afirma Persson, num comunicado que acompanha o relatório.

Com a recente chegada ao Cazaquistão, à Colômbia, à Islândia e ao Vietname e com a abertura da primeira loja na Geórgia, ainda este ano, a H&M vai aumentar para 69 o número de mercados onde está presente. No entanto, a estratégia de expansão também inclui encerramentos. No próximo ano, o grupo prevê fechar cerca de 90 lojas no mundo inteiro. Atualmente, existem 30 lojas H&M em Portugal, num total 31 espaços do grupo, se contarmos com a loja das COS, em Lisboa.

No último trimestre (junho, julho e julho) as receitas caíram 20% em relação ao período homólogo do ano passado, um dos motivos pelos quais Persson admite que até agora, os objetivos de vendas para o ano de 2017 continuam por cumprir. Ao mesmo tempo, o CEO deposita esperanças na expansão do comércio online, que no final deste ano deverá estar presente em 43 mercados.

“O cenário competitivo está a redefinir-se, chegam novos agentes e o comportamento e as expectativas dos clientes também estão a mudar, com uma fatia cada vez maior das vendas a acontecer online”, afirma o CEO.

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