09 Outubro 18
Têxteis lar

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Heimtextil à espera da inovação made in Portugal

A próxima edição da Heimtextile está aí à porta (8/11 de Janeiro) e os organizadores incentivam os fabricantes e designers portugueses a enviarem as suas novidades para a mostra de tendências, cujas candidaturas terminam a 26 de Outubro. Na última edição os têxteis lar nacionais destacaram-se como um farol de inovação – com o Fórum The Portuguese Home Tex’Style, numa iniciativa liderada pelo From Portugal / Associação Selectiva Moda – e a organização espera por uma renovada afirmação do potencial de qualidade e vanguarda made in Portugal.

“Um terço dos têxteis lar da UE é produzido em Portugal, os fabricantes e designers estão na linha da frente em termos e qualidade e inovação e esperamos que enviem as suas amostras para poderem ser selecionadas e exibidas na mostra de tendências”. As inscrições terminam a 26 de Outubro e o desafio foi deixado há dias, em Guimarães, pela directora da feira, Meike kern, que se descolou especificamente até à Cidade-Berço para apresentar a próxima edição.

A par da importância que a organização dá à presença dos fabricantes portugueses, a responsável pela maior e mais importante feira mundial na área dos têxteis lar sublinhou ainda que é em Guimarães que está a maior concentração de empresas e designers e onde esta área específica da nossa ITV tem uma longa tradição.

Como aliciante, a Heimtextil apresenta um espaço com layout melhorado, que reduz as distâncias a percorrer a pé pelos visitantes e concentra os expositores por áreas de interesse, de forma a facilitar a vida aos compradores.

Na próxima edição há também um maior espaço de exposição, com a estreia do Hall 12, aquele que concentra o grosso da presença de empresas portuguesas, onde as roupas de cama e de banho vão estar juntas. A oferta das marcas concentra-se no piso de entrada, enquanto o andar superior é ocupado pelos fornecedores de private label. Ou seja, marcas e fabricantes em permanente contacto.

Ali ao lado, no pavilhão 11, vai haver um centro de competência dedicado ao Smart Bedding e Healthy Sleep – o sono saudável, temas que estarão também em foco com palestras, conferências e novidades tecnológicas, tanto na vertente de saúde e bem estar como de estilo de vida.

Na última edição Portugal mostrou-se como o principal fornecedor europeu, com a presença de 83 empresas a mostrar a força da ITV nacional. Para o início do ano, o vice-presidente da Messe Frankfurt, Olaf Schmidt, conta com a participação de mais de 3 mil expositores – um recorde nos últimos 15 anos – e a visita de cerca de 70 mil compradores vindos dos quatro cantos do mundo.

Como novidades, a organização destaca ainda a concentração (no Pavilhão 5) das melhores colecções da oferta asiática. É o “Asian Excellence”, resultante de “uma selecção feita por um painel independente de especialistas”, como explicou Meike kern.

Quanto às novas tendências, é no Pavilhão 3 que o “Trend Space” vai explicar como de viverá o futuro, com três linhas temáticas que combinam inspiração, interacção e transmissão de conhecimentos. A mostra inclui as tendências cromáticas actuais.

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