8 Março 2018
Indústria

T

Guimarães destaca-se pela quantidade das PME Excelência

Com um total de 56 empresas distinguidas este ano com o estatuto de PME Excelência, o concelho de Guimarães lidera no distrito e destaca-se como um dos mais dinâmicos na economia nacional. Depois de Lisboa e Porto, é no distrito de Braga que está o maior número de PMEs com o selo de Excelência.

Num concelho onde a ITV representa cerca de 70% da actividade económica e mais de dois terços do total das exportações, os números espelham o crescente dinamismo e competitividade do tecido empresarial concelhio e as PME têm um papel decisivo que é destacado pelo do projecto Guimarães Marca, o programa lançado pelo Município para afirmação e promoção do tecido económico e cultural do concelho.

O estatuto de PME Excelência – tal como o de PME Líder – é atribuído pelo IAPMEI e válido pelo período de um ano uma vez verificados um conjunto de requisitos. A par de práticas ambientais ou sobre discriminação no trabalho e no acesso ao emprego, as empresas têm que ter regularizada a situação perante o fisco e segurança social e reunir cumulativamente outros indicadores financeiros que são garantia da sua solidez.

Às 56 empresas com o selo de Excelência no concelho de Guimarães, seguem-se, no distrito, 45 em Braga, 44 em Barcelos e 34 em Famalicão.

Partilhar