15 Maio 2019
Retalho

T

Guimarães avança com classificação de “lojas históricas”

A Câmara Municipal de Guimarães pretende garantir apoios para a valorização do comércio local e para isso vai avançar com o processo de classificação de “lojas históricas”. Para o reconhecimento destes estabelecimentos são consideradas a sua antiguidade e notoriedade, assim como a relevância dos valores funcionais e imateriais, arquitetónicos e decorativos que possuam.

A autarquia informa que, tal como em relação a outros elementos do património construído, serão considerados em todo o concelho estabelecimentos a funcionar em rés-do-chão e que não estejam integrados em galerias ou centros comerciais.

Aproveitando legislação recente (Lei 42/2017) que prevê várias vantagens para os empresários – incluindo o congelamento dos arrendamentos por um período de cinco anos –  a câmara de pretende garantir apoios para a valorização do comércio local.

A classificação está prevista para setembro, sendo até lá solicitada a disponibilidade para uma entrevista de 10 a 15 minutos a todos os empresários que venham a ser contactados pela empresa que foi contratada pela autarquia para levar a cabo o processo de reconhecimento.

A câmara faz saber ainda que, excecionalmente, serão consideradas também associações culturais, desportivas e recreativas, ou outras, desde que manifestem o seu interesse através da submissão de uma candidatura.

Partilhar