5 maio 17
Têxteis lar

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Grupo Lasa cria Kroma para a estamparia digital

A estamparia digital passou a integrar a oferta do grupo Lasa, na sequência da criação da Kroma, uma empresa que implicou um investimento próximo do 1,5 milhões de euros, englobando equipamento e um programa de ações de internacionalização.

“Queríamos ter algo de mais a oferecer aos nossos clientes e nesta altura seria anacrónico investir em estamparia de quadros. Apostamos num equipamento state of art  que faz tudo e mais alguma coisa –  roupa de cama, felpos e até cozinha”, explica Fátima Antunes, administradora da Lasa (na foto).

O investimento na Kroma corresponde à estratégia da Lasa de estar muito atenta à evolução das tendências (e se possível antecipá-las), acompanhando a crescente importância da moda no segmento dos têxteis-lar.

“A Kroma está preparada para satisfazer todos os clientes com produto chave na mão, pois nas diversas empresas do grupo temos uma secção de criação e desenvolvimento e fontes de aprovisionamento, tanto em telas, como em artigos de felpo e cama”, afirma Fátima, acrescentando que a nova empresa tem capacidade para estampar com corantes reativos todos os artigos de fibras celulósicas – algodão, linho, viscose, modal, seda e/ou misturas -, até uma largura útil de 320 centímetros.

Fátima Antunes realça a versatilidade da oferta da Kroma em cinco pontos:

1. A possibilidade e capacidade para trabalhar em têxtil-lar e vestuário (tecidos ou malhas);

2. Um departamento de criação e desenvolvimento para coleção ou pedido próprio do cliente;

3. Bases e larguras com coating em stock para permitir uma resposta rápida tanto em roupa de banho como em praia;

4. Bases destinadas a percales, cetins e tafetás para têxtil-lar;

5. Bases destinadas a camisaria e vestuário como voiles, crepes e popelines.

A criação da Kroma insere-se no programa de investimentos em curso do grupo Lasa, orçado em 7,5 milhões de euros e que compreende ainda 2,5 milhões de euros na Filasa (novos equipamentos e i&d) e 3,5 milhões na Lasa (modernização da tecelagem e processos e cabamentos).

Grupo vertical, que inclui uma fiação (Filasa) e faz um volume de negócios consolidado de 60 milhões de euros (mais de 80% no mercado externo), a Lasa emprega 800 pessoas, dispõe de uma oferta completa de têxteis para a casa (banho, cama, cozinha e mesa) e tem uma capacidade mensal de produção de 400 toneladas de felpos, 50 toneladas de robes e artigos de bebé, 80 toneladas de roupa de cama e 700 toneladas de fio. 

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