18 Junho 2018
Feiras

T

Gregos rendidos ao Modtissimo e ao Porto

A última edição do Modtissimo foi o tema mas também o pretexto para a revista grega de lifestyle Great Ideas dedicar último número à feira organizada pela Associação Selectiva Moda, mas também à própria cidade do Porto.

Esta publicação grega faz um pequeno roteiro da cidade que passamos a transcrever:

Portugal não está no topo da sua lista como destino de turismo, chegou a hora de reconsiderar a sua opinião. Na ponta da Europa, vive um povo muito bonito, que conjuga a nobreza das pessoas do Norte com a afetividade das pessoas do Sul, com um toque de timidez, melancolia e autenticidade. E, se Lisboa já faz parte da vossa lista de viagens, iremos guiá-lo ao Porto, a cidade situada no norte do país e construída junto ao estuário do rio Douro. Um fim-de-semana é suficiente para descobrir todos os tesouros escondidos da bela e rica capital dos famosos tecidos portugueses e sapatos de couro feitos à mão. Não se esqueça que o Porto recebe anualmente a Exposição Modtissimo World Textile (modtissimo.com/). Tem também muito mais a oferecer, além do famoso vinho doce, e chegou a hora para você o descobrir sozinho numa viagem que o irá surpreender.

 

Onde comer

É obrigatório um passeio pelo Café Majestic (Rua de Sta. Catarina, 112) para tomar o pequeno-almoço. O spot clássico da cidade não é barato, mas a versão portuguesa do café Vienense com iguarias fará com que o seu paladar se sinta a festejar. Se desejar uma escolha alternativa ou se você simplesmente faz parte dos millennialstem de visitar Miss’Opo (Rua dos Caldeireiros 100), o Duas de Letra (Passeio de São Lázaro 48) e o Obio Organic Café_Biologic Store (Rua de Santo Ildefonso 224). O primeiro é um hotel e restaurante, servindo uma versão moderna da cozinha local que vai adorar; o segundo é um pequeno café, económico, que todos os dias cozinha dois pratos que pode provar; enquanto o terceiro é o local perfeito para um pequeno-almoço, numa praça sempre com muita gente onde desfrutará pratos biológicos ao lado dos moradores. O prato que não deve, por qualquer razão, se esquecer de saborear, é a francesinha, que significa pequena Francesa; é a melhor versão mediterrânica do croque madame. A República dos Cachorros (Praça dos Poveiros 30) serve uma das melhores e poucos o sabem. Se quiser comer um bom peixe, o O Gaveto (Rua Roberto Ivens 826) serve o que há de melhor das águas frias do Atlântico.

Divertimento

O Porto tem uma vida noturna muito animada e todas as noites parece uma festa aberta. O interessante é que os bares e clubes mais requintados estão reunidos em duas ruas, na Rua Galeria de Paris e na Rua de Cândido dos Reis. Na segunda, mais concretamente no número 30, encontra-se o Plano B o melhor bar/party space da cidade com clientes interessantes e música que não o vai deixar sentado por muito tempo. Cuidado com o consumo de álcool, porque em Portugal as bebidas são muito baratas e pode ser seduzido a beber.

Onde fazer compras

Livraria Lello (Rua das Carmelitas, 144, Porto) não é uma simples livraria, mas um monumento da contemporânea cultura pop, já que foi ali que J.K. Rowlings se inspirou de Hogwarts. Desnecessário dizer que faz lembrar um cenário dos filmes de Harry Potter. Na loja A Vida Portuguesa (Rua da Galeria de Paris, 20, Porto) vai encontrar produtos portugueses originais e prendas elegantes. A Workshops Pop Up Store (Rua do Almada, 275, Porto) tem todos os estilistas contemporâneos portugueses para quem procura peças que expressem o seu estilo pessoal. Na Wrong Weather (Av. Da Boavista, 754, Porto), eleita como uma das melhores lojas do mundo, vai encontrar estilistas internacionais high fashion que estão a redefinir o termo “lucuy”. Na Claus Porto (Rua das Flores 22) encontrará colónias portuguesas que nunca viu antes, perfeitas para os entusiastas de perfumaria.

O que fazer

O passeio mais interessante que pode oferecer a si próprio é caminhar pelo jardim de Serralves, uma combinação de parque e quinta repleta de exposições de arte moderna. Não se esqueça de percorrer o museu e a casa onde se encontram algumas das melhores exposições de arte moderna. Procure informação detalhada no https://www.serralves.pt/pt/. No Porto, em qualquer sítio, ficará impressionado com os edifícios. Porém, se tiver tempo apenas para dois e para descobrir as belezas da cidade que combinam a arquitetura clássica e moderna, terá de visitar a Torre dos Clérigos (Rua de São Filipe de Nery, 4050-546), uma igreja com uma altura de 76 metros onde pode subir, e a Casa da Música (Av. da Boavista 604-610) do arquiteto Rem Koolhaas, que é essencialmente a sua própria Casa de Música, acolhendo concertos maravilhosos. Não se esqueça, por qualquer razão, de atravessar a ponte Dom Luís (não mais de cinco minutos a pé) para se encontrar em Vila Nova de Gaia, onde deve visitar uma das companhias vinícolas e provar o famoso “Porto”. Este vinho não é só tinto, mas também há vinho do Porto branco que na verdade é um pouco rosé. Dica: Prove também o desconhecido vinho verde e agradeça-nos mais tarde.

Um passeio ao lado do Atlântico na Riviera Portuguesa, mais precisamente na marina da Foz do Douro, é a última coisa que deve fazer antes de abandonar a cidade que vos roubará o coração sem que para isso se esforce.

Boa viagem.

 

Fotografias:

A Catedral

A vista pela ponte Dom Luís

As ruelas pitorescas do Porto

Nas margens do rio Douro

A quinta no parque Serralves

A Casa da Música

Plantoir’ Colher de Jardineiro, da autoria de Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen

A Capela das Almas com os seus famosos azulejos

A lagoa no parque Serralves

Partilhar