17 Abril 2018
Sustentabilidade

T

Green Project Awards distinguem Economia Circular

O Green Project Awards está a receber candidaturas até ao final do mês de maio para as sete categorias a concurso nesta 11.ª edição. Esta plataforma multissetorial é dedicada ao reconhecimento das boas práticas e que distingue os projetos nacionais mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal.

Os interessados podem concorrer às seguintes categorias: Inovação e Economia Circular, Inovação Social e Mobilização, Iniciativa Jovem, Agricultura e Floresta, Mar, Turismo e Urbes.

A Inovação e Economia Circular distingue projetos que resultem de processos de inovação nas áreas da conceção de produto, dos processos de produção, modelos de consumo/distribuição, gestão de resíduos/recursos (reutilização, reparação, renovação, refabrico e reciclagem), intrínsecas aos ciclos técnicos e biológicos do modelo industrial circular.

A edição deste ano do Green Project Awards atribuirá ainda prémios especiais, nomeadamente o Prémio GPA-EGF Inovação e Economia Circular a atribuir ao vencedor da categoria Inovação e Economia Circular e os Prémio GPA-COTEC Indústria 4.0 e Prémio GPA-ANI Born From Knowledge (BfK Award) que serão atribuídos a um dos finalistas de todas as categorias do GPA.

Podem concorrer ao GPA empresas, Organizações Não Governamentais, Associações, Cooperativas, Estabelecimentos de Ensino e Investigação, Administração Pública, Administração Local e Cidadãos a título individual que apresentem projetos, produtos, serviços ou iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos.

A Cerimónia de Entrega de Prémios GPA é precedida de uma conferência internacional que, mais uma vez e de acordo com os princípios de atuação do GPA, promove a partilha de experiências e conhecimento através do debate público dos principais temas relacionados com a Sustentabilidade em Portugal. Desde 2008, num total de onze edições, o Green Project Awards arrecadou mais de 1200 candidaturas e reconheceu mais de 120 casos de sucesso.

Partilhar