21 setembro 20
Exportações

T

Governo prepara novas linhas de financiamento ao digital

O Governo vai reforçar o apoio à presença das empresas portuguesas em feiras e outros eventos digitais como forma de suportar o rearranque das exportações – que estão a um ritmo próximo do que acontecia em 1985. O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, disse que o financiamento recorre a verbas do Portugal 2020.

O Governo está a preparar estas novas linhas de financiamento no âmbito do processo de acompanhamento do regresso das empresas à laboração. Segundo disse João Correia Neves em declarações ao Jornal Económico, o Ministério da Economia está em constante acompanhamento do processo e em linha direta com as associações empresariais.

Mas, disse ainda o secretário de Estado, o ministério liderado por Pedro Siza Vieira não prevê fazer regressar o lay-off simplificado, como era pretensão de algumas associações empresariais.

A não ser, disse, se a economia voltar atrás – ou seja, se se verificar um confinamento e a necessidade de as empresas pararem como sucedeu em abril. Mas este é um cenário que nem sequer está em cima da mesa: “não podemos voltar a essa situação”, disse Correia Neves. Aliás, referiu ainda, o entendimento do Ministério é que o lay-off atual está dentro daquilo que as empresas esperam que seja o apoio necessário.

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) disse recentemente que as exportações portuguesas se encontram neste momento aos níveis de 1985 – o ano anterior à entrada do país na então CEE – e que, por isso, o apoio do Governo ao regresso aos valores pré-pandemia é imperioso.

Partilhar