27 março 20
Visita

T

Governo no CITEVE a avaliar fabrico de têxteis hospitalares

O primeiro-ministro António Costa, acompanhado pelos ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, e da Ciência, Manuel Heitor, estiveram na manhã desta sexta-feira, dia 27 de março, no CITEVE, onde se inteiraram de todos os processos e tarefas desenvolvidas com vista a apoiar a nossa ITV na produção de equipamentos têxteis de protecção individual para fazer face à carências no sector da saúde.

Um processo que, como é sabido, foi desencadeado pela ATP e CITEVE em coordenação com os ministérios da Economia e da Saúde para uma resposta coordenada e integrada às solicitações da Direção Geral de Saúde.

“Sendo produtos com elevados requisitos técnicos, o trabalho do CITEVE, em colaboração com o Governo, é fundamental para permitir eficácia na resposta e coordenação do esforço individual das várias empresas, bem como a sua adequação às efetivas necessidades”, refere uma nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, onde se acrescenta o objectivo de “dar visibilidade à capacidade de iniciativa e voluntarismo de organizações que adaptaram a sua atividade à produção de bens essenciais ao combate à pandemia Covid-19, nomeadamente equipamentos têxteis hospitalares”.

Na vista de trabalho desta manha, que se restringiu à ampla área do átrio de entrada do Centro de Investigação Tecnológica do Têxtil e Vestuário, em Vila Nova de Famalicão, ao director geral, Braz Costa, expôs aos membros do Governo todos os pormenores do trabalho até aqui desenvolvido (e que detalhadamente o T tem noticiado nos últimos dias).

Referência também ao esforço da ATP no sentido do envolvimento das empresas associadas, que aderiram de forma massiva ao desafio que lhes foi lançado. A visita terminou com uma videoconferência ligando os laboratórios do centro, através da qual os investigadores e especialistas puseram António Costa e os dois ministros ao corrente de todos os pormenores técnicos, resultados já obtidos e tarefas em curso.

“Hoje estamos confrontados, no mundo inteiro mas também em Portugal, com a necessidade de produção e equipamentos de protecção individual, quer para os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate a esta pandemia, quer ainda para trabalhadores e os cidadãos que precisam de protecção nas suas deslocações”, expôs, no final, o ministro da Economia,

“Nesta altura há uma grande pressão sobre os mercados mundiais, e a nossa indústria têxtil e de vestuário está capacitada para responder às nossas necessidades. Mas isso exige uma grande mudança. Exige aprender quais são as matérias e produtos que podemos usar; exige que eles sejam certificados para que possam responder a todos os requisitos técnicos que são necessários nesta altura; e exige reposicionar um conjunto de processos e estruturas das empresas para poderem fazer isto”, explicou ainda o ministro para explicar as tarefas que neste sentido têm estado a cargo do CITEVE.

É fruto desse trabalho que já estão disponíveis as Fichas Técnicas de vários artigos destinados a área da Saúde/Médica para que as empresas possam arrancar com a produção destinada a suprir as necessidades do sistema de saúde. São facultadas às empresas, através deste formulário, e estão divididas por quatro segmentos: EPI – Equipamentos de Proteção Individual, Fardamentos, Vestuário de Paciente, Cama e Higienização, de acordo com a estratégia conjunta montada pela ATP em articulação com o Governo e autoridades de saúde.

 

Partilhar